
A renovação do convênio entre a Unesc e a Universidade de Rio Verde (UniRV) foi tema de reunião na manhã desta sexta-feira (21/03). O encontro, que ocorreu na sala da reitoria, contou com a presença do reitor da UniRV, Alberto Barella Netto, da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, e dos professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Samira Valvassori, Josiane Budni e Luiz Streck. O objetivo do convênio é fortalecer a capacitação e qualificação profissional dos docentes da UniRV por meio dos programas de Doutorado Interinstitucional (Dinter) e Mestrado Interinstitucional (Minter).
Atualmente, a parceria entre as instituições já viabiliza a oferta desses programas em Ciências da Saúde, proporcionando formação continuada de excelência e ampliando as oportunidades acadêmicas para ambas.
O encontro entre as duas Instituições serviu também para avaliar o andamento do atual Minter em Ciências da Saúde, iniciado no primeiro semestre de 2024 e que atende cerca de 30 professores da área da saúde, e iniciar as tratativas abrir um Dinter na mesma área, oportunizando Docentes com mestrado a buscar aprimoramento profissional, a nível de doutorado.
“Somos uma Universidade Comunitária que cresce todos os anos. A ciência e a produção de conhecimento de excelência são um dos eixos norteadores da nossa Universidade, sobretudo tendo as ciências da saúde como grande delimitador desse processo da Instituição. Diferentes formações profissionais postas em conjunto é uma riqueza que não tem preço”, sublinhou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
Conforme a pró-reitora, a Unesc, que já é reconhecida nacional e internacionalmente, tem neste convênio mais uma consagração das políticas alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional.
“A Unesc atua regionalmente, mas com âmbito internacional. Receber essa Universidade conceituada mostra o quanto estamos engajados em oferecer e compartilhar saberes. É um momento de troca, de colaboração, de produção de projetos conjuntos porque acreditamos que desse modo que se transforma como Instituição cada vez mais de excelência, mas como também compartilhamos aquilo que fazemos”, dividiu Gisele.
Segundo Gisele, o Programa em Ciências da Saúde é hoje uma referência consolidada, reconhecida nacional e internacionalmente. “Contamos com pesquisadores de alto nível e uma produção científica de excelência, o que reforça a visibilidade e a relevância do programa. Esse reconhecimento atrai cada vez mais profissionais interessados em desenvolver ciência aqui. A Unesc tem cumprido seu papel ao criar um ambiente propício para a Pesquisa e a Inovação, consolidando-se como um território fundamental para a produção de conhecimento por meio de seus programas de mestrado e doutorado”, comentou Gisele.
Fortalecimento
Para o reitor da UniRV, a parceria é de extrema importância para o fortalecimento do Ensino Superior e a promoção da pesquisa acadêmica. “Ao longo dos anos já realizamos diversos programas de mestrado interinstitucional e doutorado interinstitucional que possibilitaram a troca de conhecimento, experiência e a formação de profissionais altamente qualificados nas áreas de saúde. Agora com o avanço dos projetos, como por exemplo a iniciação científica e a mobilidade acadêmica, estamos ampliando ainda mais as oportunidades para os estudantes e professores”, comentou Neto.
Para ele, a iniciação científica é fundamental para despertar o interesse pela Pesquisa e permite também que os estudantes envolvam habilidades críticas e analíticas que serão valiosas para as carreiras, e a mobilidade acadêmica oferecer aos estudantes a chance de vivenciar diferentes realidades educacionais, culturais e sociais. “Essas experiências a gente tem certeza que enriquecerão não apenas a formação acadêmica, mas também promoverão um intercâmbio de ideias e perspectivas que podem resultar em colaborações frutíferas no futuro. A parceria não só fortalece as instituições, mas também amplia horizontes para os nossos estudantes e prepara-os para o desafio do mercado de trabalho”, finalizou ele.
Benefícios com o convênio
Capacitação docente: A possibilidade de qualificação dos professores por meio dos programas de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais eleva o nível acadêmico das instituições.
Desenvolvimento da pesquisa: Com o apoio da Unesc, a UniRV fortalece suas iniciativas científicas, gerando impacto na inovação e no desenvolvimento de novas tecnologias.
Integração acadêmica: A mobilidade entre as universidades permite que estudantes e docentes tenham acesso a diferentes metodologias e práticas, enriquecendo suas trajetórias acadêmicas.
Fortalecimento da pesquisa: A colaboração com pesquisadores da UniRV possibilita o desenvolvimento de estudos conjuntos, ampliando o impacto da produção científica da Unesc.