
A Unesc realizou nesta semana, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, a edição 2026/1 do Programa de Formação Permanente para Docentes. Consolidado como um dos pilares da qualidade institucional, o evento marcou oficialmente o início do
calendário acadêmico e reuniu centenas de professores em atividades formativas que abordaram desde as relações humanas na universidade até o uso de tecnologias emergentes em sala de aula. Mais do que um encontro, a formação se propôs como um convite à reflexão, ao crescimento e à transformação da prática docente em um mundo em constante mudança.
O primeiro dia do programa foi marcado pela palestra de abertura “Entre Afetos e Aprendizagens: Construindo Relações Saudáveis na Universidade Contemporânea”, realizada no auditório Ruy Hülse. “Chamou-se Afetos e Aprendizagens porque nós compreendemos que o afeto permeia a aprendizagem. E que esse afeto se encontra principalmente nas relações humanas que construímos dentro da Universidade”, explicou Gislene Camargo, diretora de Ensino Presencial da Unesc, sobre o significado da temática escolhida.
“Imagine uma sala com 50 alunos. Quantas histórias diferentes têm ali? Quem são esses estudantes? Como eles aprendem? São perguntas que foram muito bem esclarecidas na palestra”, acrescentou.
Durante os três dias de programa, os professores puderam escolher entre mais de 20 opções de oficinas, cursos e grupos de estudo distribuídos entre manhã, tarde e noite. A programação incluiu temas como ferramentas de inteligência artificial para educação, estratégias para a permanência estudantil, metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos, e discussões sobre relações raciais e cuidado na universidade. Também foram oferecidas atividades práticas sobre o uso do Canva para criação de apresentações mais dinâmicas e engajadoras, recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem e atualizações sobre o marco regulatório da educação a distância.
“O Programa de Formação Permanente é uma iniciativa contínua da Unesc, com
ênfase nos períodos que antecedem cada semestre letivo. A edição de fevereiro de 2026 consolidou-se como um espaço estratégico para a troca de experiências, a assimilação de novas políticas educacionais e a preparação dos professores para os desafios do ano que se inicia”, enfatiza Gislene. Com a formação encerrada, a comunidade acadêmica volta agora seus olhos para o início das aulas, na próxima semana, levando consigo as reflexões e ferramentas compartilhadas ao longo desses três dias.

































































































































