
A Unesc marca presença nas comemorações do Centenário de Criciúma com um presente especial à cidade. Na tarde desta quarta-feira (8/10), a reitora em exercício da Universidade, Gisele Silveira Coelho Lopes, entregou oficialmente ao prefeito Vagner Espíndola a homenagem que une música, arte e emoção: a apresentação da Camerata Florianópolis.
O espetáculo será realizado no dia 27 de novembro, no período noturno, na Praça do Congresso, como parte das celebrações do Centenário. A iniciativa é uma parceria entre a Unesc, o Governo de Santa Catarina, e Fundação Catarinense de Cultura que oferecem o concerto como um presente à população criciumense.
Com a tradição de estar próxima à comunidade, a Unesc reforça sua origem e identidade ao participar da programação do Centenário. “A Unesc nasceu há 57 anos pelos desejos da sociedade civil organizada de Criciúma e região. E eventos como esse são a forma da Universidade dizer muito obrigada à comunidade e ao Município”, enfatizou Gisele, durante a entrega do convite em formato de um piano que se revela como uma caixa de música.
“Recebemos este presente com grande satisfação. Será uma celebração dos 100 anos de emancipação de Criciúma e de todo o legado que nos permitiu chegar até aqui. São inúmeras vidas e histórias que antecederam este marco e que contribuíram de forma decisiva para a construção da cidade que temos hoje”, comentou o prefeito.
A apresentação da Camerata Florianópolis promete emocionar o público em uma noite especial que une história, música e celebração em homenagem à cidade que completa 100 anos de emancipação político-administrativa no dia 4 de novembro. Também estiveram no encontro a chefe de gabinete Suélen Rosa Biz, a assessora institucional da reitoria e coordenadora do Seacar, Kelly Dalla Lana, e a secretária executiva do gabinete da reitoria Andreia Borges Bartolomeu.
Sobre a camerata
A Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca e vem desde então atuando ininterruptamente, sempre com significativa participação e relevância na agenda cultural de Santa Catarina. A orquestra figura hoje entre os mais importantes grupos do gênero no Brasil.