
Na tarde desta sexta-feira (3/10), os pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unesc se reuniram com a reitoria da Universidade para diálogos e alinhamentos estratégicos sobre as diretrizes da nova quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela avaliação dos mestrados e doutorados em todo o Brasil.
O encontro teve a presença da reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, que ressaltou a importância da escuta ativa dos pesquisadores e da união de esforços no fortalecimento dos programas de pós-graduação da instituição. “A Unesc figura em vitrines de destaque nacional e internacional pelas pessoas que fazem a ciência desta Universidade. Temos políticas de pesquisa e pós-graduação amplamente consolidadas, construídas por muitas mãos, com projetos institucionais que oportunizam produção científica de alto nível, fomentada pela nossa própria instituição. Não tenho dúvidas de que todas as conquistas acontecem pela junção de esforços recíprocos entre a instituição e os nossos pesquisadores”, destacou Gisele.
A reunião contou também com a presença da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, da diretora de Pesquisa, Sabrina Arcaro, e do professor Rafael Amaral, que apresentaram os encaminhamentos obtidos em processos de escuta realizados com os colegiados dos programas nas últimas semanas. Entre os assuntos abordados estiveram o diagnóstico dos Programas de Pós-Graduação realizado em 2025, a identificação de avanços, desafios e oportunidades de aprimoramento, a integração entre ações de gestões anteriores e novas iniciativas, além da preparação para a Quadrienal CAPES 2025–2028 e suas mudanças regulatórias.
Entre as novidades anunciadas, ganharam destaque as iniciativas voltadas à popularização da ciência, em consonância com as exigências atuais da Capes. O Quesito 3 (“Impacto”) da Ficha de Avaliação da agência prevê novos critérios para avaliar a inserção social e a visibilidade da ciência, incluindo presença midiática ativa, parcerias com a educação básica e comunidade, realização de eventos públicos, divulgação digital acessível e indicadores de impacto.
Com esse foco, foram apresentados os objetivos de um projeto institucional que busca ampliar a popularização do conhecimento produzido pelos nove programas de mestrado e doutorado da Unesc. A proposta prevê uma estratégia de divulgação científica multicanal, com linguagem acessível e impacto regional, envolvendo três ações principais: a criação de podcasts e videocasts da Unesc, a produção de conteúdo científico multiplataforma para redes sociais e o desenvolvimento de publicações adaptadas para públicos infantis e juvenis.
Com essas iniciativas, segundo a pró-reitora Vanessa Andrade, a Unesc reafirma seu compromisso em aproximar a ciência da sociedade, ampliar a visibilidade da produção científica e consolidar seu protagonismo acadêmico regional, nacional e internacional.