
Cozinhar como arte, lazer e afeto. Assim, os colaboradores da Unesc vivenciaram a primeira oficina gastronômica do Programa Estilo Unesc de Bem Viver e Conviver, realizada na tarde desta quarta-feira (17/9), na cozinha pedagógica dos cursos de Gastronomia e Nutrição. O encontro teve como tema o preparo de diferentes tipos de risoto e abriu uma série de quatro atividades previstas até dezembro.
Entre os participantes, a colaboradora da Secretaria Acadêmica, Lorete Tasca Marcos, disse que decidiu participar porque ama cozinhar. “Para mim, a comida significa afeto, e isso tem muito a ver com o lema da Universidade, ótimo para trabalhar e confraternizar. Esse programa na cozinha de Gastronomia é uma oportunidade de aperfeiçoar um pouco mais minha culinária”, comentou.
Mais que nutrição
A coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Mariléia Maciel, enfatizou que a proposta é unir cuidado nutricional e lazer, um dos focos do Programa Estilo Unesc de Bem Viver e Conviver. “Aliado a isso, promovemos uma ação que reunisse a nutrição com o lazer, porque cozinhar é uma arte, mas também é afeto. A nossa intenção é proporcionar esse momento para que os colaboradores aprendam algo para o dia a dia e para a família, mas também com técnicas, junto com a gastronomia e a nutrição”, ressaltou.
A experiência reforçou a proposta da iniciativa: cuidar de quem faz parte da Universidade com valorização, não apenas da saúde, mas dos laços comunitários e o bem-estar coletivo. “Estamos, ao mesmo tempo, confraternizando e valorizando a cultura de produzir o próprio alimento, de consumir comida in natura em vez da industrializada. Ao todo serão quatro encontros: com risotos; panificação e antepastos; na sequência, massas frescas; e por fim, cozinha francesa. Para o colaborador, é uma oportunidade de sair da rotina, vivenciar experiências novas e perceber que a Universidade oferece muito além do que se imagina”, enfatizou o coordenador do curso de Gastronomia da Unesc, Marco Antonio da Silva.
Um programa que cuida de todos
O Estilo Unesc de Bem Viver e Conviver aborda diferentes dimensões da vida pessoal e profissional, entre elas saúde física e nutricional, mental e emocional, espiritual, desempenho pessoal e profissional, saúde financeira e sustentabilidade.
“É uma maneira de envolver nossos colaboradores em outro espaço, com pessoas de vários setores, em uma atividade que dá prazer e que é lúdica. A nossa Universidade tem o papel de apresentar alternativas, de oferecer momentos de descontração, que ajudam a aliviar o estresse e a trazer alegria. Isso impacta diretamente no engajamento e no compromisso dos profissionais com a Instituição”, relatou o coordenador do programa e assessor da reitoria, Edson Rodrigues.