
A Unesc recebeu nesta semana o Dr. Klauss Corrêa de Souza, juiz da Vara da Infância e Juventude de Criciúma, e o Dr. Sérgio Renato Domingos, diretor do Foro de Criciúma com o objetivo de estreitar a parceria entre a Universidade e o Judiciário, visando ampliar ações de formação e apoio às casas de acolhimento que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Atualmente, cerca de 70 crianças e adolescentes residem em quatro casas de abrigo em Criciúma, todas sob medidas protetivas. A demanda inicial apresentada pelo magistrado envolve a oferta de capacitação para os servidores que atuam nesses espaços, com foco em saúde mental e protocolos de acolhimento. Além disso, foram discutidas iniciativas voltadas aos adolescentes, que buscam o desenvolvimento de habilidades de autonomia econômica e financeira por meio de projetos de extensão da Unesc.
“A parceria com a Vara da Infância reforçará a essência comunitária da nossa Universidade, que é estar ao lado de quem mais precisa. As crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade demandam cuidado, acolhimento e oportunidades para sonhar com um futuro melhor. Colocar a expertise da Unesc em saúde, educação, psicologia, direitos humanos e tantas outras áreas a serviço desta causa é a confirmação de que estamos no caminho certo, transformando vidas por meio da educação e da solidariedade”, afirma a reitora em exercício Gisele Silveira Coelho Lopes.