
A Unesc esteve presente na tarde desta quarta-feira (2/7) no ato de sanção da Lei que institui o Programa Municipal de Retrofit em Criciúma. A cerimônia, realizada no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris, estabelece um novo ciclo de desenvolvimento urbano sustentável, por meio da adaptação das construções aos padrões contemporâneos de segurança, acessibilidade, sustentabilidade e eficiência energética.
Representada pela reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, a Universidade segue seu compromisso com o desenvolvimento regional sustentável. “Temos diversos projetos em parceria com o Município. Esse, inicialmente voltado à área central, tem sinergia com as ações que já estamos desenvolvendo, como a adoção da Praça Nereu Ramos”, comentou Gisele.
“Essa lei representa uma mudança significativa na forma como pensamos o desenvolvimento urbano de Criciúma. Com o retrofit, vamos transformar imóveis esquecidos em oportunidades reais de moradia, comércio e convivência, revitalizando o coração do município. É um passo importante para termos uma cidade mais viva, segura, sustentável e eficiente. Esse projeto vem sendo amadurecido desde 2019, com muito diálogo técnico e institucional, e agora temos a oportunidade de dar continuidade e tirar do papel uma política que olha para o futuro, sem esquecer do passado”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Participação em ações de revitalização
A Unesc também tem participado de iniciativas que visam repensar os espaços urbanos centrais de Criciúma. Recentemente, a Unesc se reuniu com representantes da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Feira Inspirar, Associação da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Criciúma e Região (AMPE), coordenação da Praça Nereu Ramos, Associação de Moradores do Centro e responsáveis pela segurança do local, para discutir uma proposta que visa repensar e revitalizar espaços urbanos importantes de Criciúma.
A iniciativa, liderada pela FCC, busca construir coletivamente um projeto de revitalização que una preservação histórica, valorização cultural e funcionalidade, com envolvimento direto de cursos e diferentes áreas do conhecimento da Universidade.