
A noite desta quinta-feira (5/6) foi de celebração com a diplomação de dois novos mestres do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP): Lilian Tiscoski da Silva e Matheus Leandro Ferreira. A entrega especial do diploma marcou não apenas a conquista pessoal dos egressos, mas também o fortalecimento de um Programa que se destacou no cenário catarinense pela proposta inovadora e integrada.
Para Matheus Ferreira, que leciona no curso de Ciências da Computação da Unesc, a conclusão do Mestrado representa a realização de um antigo desejo. “Estou na Universidade desde 2013, sempre querendo estudar, melhorar como profissional, como professor e educador. A experiência do Mestrado veio como uma oportunidade de crescimento e só tenho a agradecer. Este é um programa voltado a sistemas produtivos, que tem tudo a ver com o setor de varejo, em que atuo. Consegui aproveitar tanto a parte acadêmica quanto o mercado profissional”, afirmou.
Conforme a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, o PPGSP é um projeto grandioso, que conecta Universidade com outras instituições do Sistema Acafe e amplia o alcance do conhecimento em Santa Catarina. “Para nós, fazer parte dessa rede é motivo de honra. O momento de entrega dos diplomas é a celebração do conhecimento, da dedicação e da força transformadora da educação. Ver nossos egressos conquistando o título de mestres pelo nos enche de orgulho e reafirma o compromisso da Unesc com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento regional”, ressaltou.
Impactos
O coordenador Operacional Local da Unesc do PPGSP, Kristian Madeira, enfatizou o impacto prático da pesquisa de Matheus, desenvolvida com aplicação de inteligência artificial para o setor supermercadista. “É um projeto que já está sendo escalado para 300 supermercados. Isso nos deixa muito felizes, pois mostra como é possível aliar ciência ao sistema produtivo de forma efetiva”, celebrou.
Já Lilian Tiscoski da Silva, que não pôde comparecer à entrega oficial do diploma, desenvolveu a pesquisa em uma indústria de arroz. Parte dos resultados não pôde ser divulgada por questões estratégicas da empresa, mas o impacto do trabalho é inegável. Atualmente, Lilian atua no Rio Grande do Sul e, por isso, não pôde comparecer à cerimônia. “Nos alegra muito ver mais dois mestres formados, somando aos muitos frutos que o programa tem colhido”, completou Madeira.
Em atividade desde 2016, o PPGSP nasceu com o propósito de promover a integração entre instituições com objetivos comuns voltados aos sistemas produtivos. O sucesso da proposta já inspira novos projetos, como o Programa de Pós-Graduação em Gestão em Saúde (PPGGS), também em rede, que será lançado em breve com a Unesc como uma das proponentes, tendo a Uniplac, de Lages, como parceira.
A coordenadora-geral do PPGSP, Cristina Keiko Yamaguchi, reforçou a importância do programa em rede, que integra quatro universidades comunitárias do Sistema Acafe: Unesc, Uniplac, UNC e Univille. “Desde 2021, temos mestres titulados nas quatro instituições. A união de diferentes regiões e experiências agrega um valor imensurável à formação”, falou.