Um espaço planejado para inspirar, conectar e fortalecer a comunidade acadêmica marca o novo capítulo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc, que celebra quase 20 anos de história. Na tarde desta sexta-feira (8/11), o Programa inaugurou a revitalização de suas instalações, agora ampliadas e modernizadas para oferecer um ambiente ainda mais acolhedor e funcional a alunos, professores e pesquisadores.
O PPGE oferece cursos de Mestrado e Doutorado com uma área de concentração em Educação, promovendo uma formação sólida e inovadora. As pesquisas são desenvolvidas em três linhas principais: Educação, Linguagem e Memória, que explora a relação entre educação e processos culturais; Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos, focada na construção do saber em contextos educacionais; e Formação e Gestão em Processos Educativos, que investiga a formação de educadores e as práticas de gestão em instituições de ensino.
“Há algo muito importante: ter realmente um lugar incrível para trabalhar. Ambientalmente saudável para que os nossos pesquisadores tenham as condições necessárias para construir a melhor produção e relação com os orientandos. Essa é a questão mais importante. Admiro as pessoas persistentes, que lutam corajosamente por aquilo que querem e precisam”, comentou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
“Celebrar este momento é importante, pois é uma conquista para quem trabalha aqui todos os dias. O Programa tem cumprido uma missão impressionante na formação de professores e professoras que melhoram o sistema público de educação. Então, ele cumpre um papel fundamental”, acrescentou.
Duas décadas de contribuições com a educação
Ao longo dessas duas décadas, o PPGE formou e transformou inúmeros professores, disseminando conhecimentos produzidos por seus pesquisadores e consolidando-se como um polo de excelência em educação.
“Levamos todas as demandas à reitora Luciane Ceretta, que as entende e sempre nos responde positivamente. A preocupação é com o aprimoramento do trabalho e a excelência dos nossos Programas de Pós-graduação. Ninguém faz a gestão sozinho, então tive a oportunidade de dividir a demanda com o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio que nos ajudou e viu possibilidades para que este sonho coletivo se tornasse realidade”, falou a pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.
A coordenadora do PPGE, Angela Cristina Di Palma Back, confirmou o que a pró-reitora Gisele falou ao citar que todas as pautas encaminhadas à gestão da Unesc são cuidadosamente trabalhadas com a reitora Luciane Bisognin Ceretta. “Tínhamos preocupações com este espaço que foi criado para ser provisório, mas se tornou definitivo. Temos a avaliação quadrienal neste ano e, entre os indicadores, está a infraestrutura. O local passou não só por repaginação, mas ganhou muitos espaços, que nos dão condições de Ensino e Pesquisa apropriadas para toda a produção necessária em um Programa de Pós-graduação”, relatou.
A revitalização reflete o compromisso da Unesc com a excelência educacional e o aprimoramento das condições de Ensino, Pesquisa e convivência para alunos e professores. “A nossa reitora pensa além: ela gosta do impossível e para ela o impossível é apenas opinião de alguém. Por isso me inspiro nela. Agradeço a reitora por nos incentivar a pensar diferente e no campus como um todo”, falou o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin.
Memórias e afetos
Gladir da Silva Cabral é um dos professores que participou da criação do PPGE da Unesc, que fez questão de participar da inauguração. “Este é um local de afeto. Muitas pessoas passaram por aqui e já partiram, mas deixaram a marca e a conexão aberta para nós. Este lugar é de formação humana, onde aprendemos muito. Como alguém que começou aqui, digo muito obrigado”, ressaltou.
O atual coordenador-adjunto do PPGE, Ricardo Luiz Bittencourt, foi relator do projeto de criação no antigo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). “Este é um dia de muita alegria, especial para todos nós. Sempre que olhamos para a história da Unesc e do Programa, vimos a nossa história. Percebemos como o Programa cresceu e hoje contém três linhas de pesquisa fortes. Seguiremos trabalhando para fortalecer ainda mais, com o apoio da reitoria”, enfatizou.