
A estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc, Renata Angelis Jamardo Fiorentin, foi uma das premiadas no Elabora Social, evento promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) recentemente, em Criciúma. A iniciativa, realizada na Escola Sesi, tem como propósito fortalecer o terceiro setor, capacitando instituições e empresas na elaboração de projetos sociais sustentáveis voltados à captação de recursos por meio de leis de incentivo fiscal.
Renata, que representou a Associação Beneficente Happy Face ao lado de Gislaine Ferreira, conquistou o reconhecimento com o projeto “Mentores do Futuro”, premiado entre oito instituições participantes. A proposta tem como foco promover o desenvolvimento técnico, criativo e socioemocional de 90 crianças e adolescentes com altas habilidades e superdotação, atendidos pelo Programa Happy Gifted da entidade. A iniciativa prepara os jovens para o futuro do trabalho, estimulando inovação, tecnologia e pensamento criativo alinhados às demandas das empresas de Criciúma e região.
Segundo a interlocutora de responsabilidade social da Fiesc, Cíntia Nowasco, o evento busca transformar boas ideias em ações concretas. “Muitas vezes as organizações têm ótimos projetos, mas não sabem como estruturá-los para captar recursos. O Elabora Social vem justamente para ensinar esse passo a passo e aproximar as instituições das empresas que querem investir em causas sociais”, destacou. 
O Elabora Social capacitou organizações sociais, prefeituras e micro e pequenas empresas de toda a região Sul, abrangendo municípios como Içara, Forquilhinha, Sombrio, Turvo, Morro da Fumaça e Nova Veneza.

