PPGD

PPGD realiza Aula Magna e Seminário de Integração
para início das atividades acadêmicas

O encontro com os estudantes de mestrado aconteceu nesta terça-feira (5/8) (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesc preparou um dia repleto de ações para marcar o início das atividades acadêmicas. Nesta terça-feira (5/8), os estudantes de mestrado participaram de uma Aula Magna e de um Seminário de Integração que se estendeu ao longo do dia, com recepção, palestras, apresentações sobre pesquisas e eventos. 

O Seminário também teve como objetivo promover a integração entre os estudantes e a comunidade acadêmica, além de proporcionar discussões sobre temas relevantes para a área jurídica.

“Hoje é um momento de acolhimento, marcado pelo seminário de integração, que inclui a apresentação do corpo docente e a explicação sobre o funcionamento do Programa. Estamos recebendo os novos estudantes com muita alegria, pois cada um chega com o desejo de construir uma trajetória de aprendizado e crescimento. Ficamos muito felizes por terem escolhido a Unesc e um Programa que, embora novo, já conquistou ótimos resultados e se consolidou, trazendo contribuições tanto no âmbito acadêmico quanto social”, afirmou o coordenador do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira.

Vieira ainda lembrou sobre a aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ainda em junho, do doutorado em Direito. “Isso representa uma grande oportunidade para todos nós e reflete o compromisso da Instituição com o processo de aprovação e avanço do Programa, além de representar a transformação acadêmica que estamos vivenciando”, complementou ele.

O evento da manhã contou com bate-papo dos professores Antonio Carlos Wolkmer, Daniel Ribeiro Preve e Jackson da Silva Leal, que abordaram as suas linhas de pesquisa do Programa e destacaram a importância dessas áreas e dos debates para a evolução do Direito. 

“Gostaria de parabenizar todos por este momento tão importante e pela decisão que tomaram ao ingressar no PPGD. Para nós, é uma grande satisfação tê-los conosco”, parabenizou Preve.

Wolkmer ainda lembrou das disciplinas que ele ministrará e que uma delas é a de Direito Espanhol, criada pelo professor Reginaldo, que tem sido um sucesso e é uma novidade, trazendo uma abordagem inédita ao ensino jurídico no país.  “Essa disciplina visa proporcionar aos mestrandos uma imersão em temas relevantes do direito latino-americano, com foco em direitos humanos, pensamento crítico e constitucionalismo”, disse.

O professor Wolkmer ainda proferiu uma palestra sobre Teoria Crítica dos Direitos Humanos, trazendo reflexões sobre o contexto contemporâneo. Já o professor Ismael Francisco de Souza fez uma apresentação sobre as diversas pesquisas e eventos desenvolvidos no programa.

Durante o evento, os estudantes participaram ainda de um seminário de acompanhamento, que abordou o progresso do curso e as atividades do segundo ano e segundo semestre. O programa Acolher também foi destacado, apresentando os trabalhos desenvolvidos pela Universidade para o suporte aos estudantes.

O PPGD ainda se destaca pelos trabalhos em Grupos de Pesquisa e redes internacionais com outras instituições. “Temos a convicção de que nosso Programa tem muito a crescer, contribuindo além da pesquisa científica por si só, mas principalmente no desenvolvimento social da nossa sociedade. Estamos muito entusiasmados e orgulhosos pelo resultado alcançado e temos certeza de que este é o início de uma trajetória de grande êxito”, completa Vieira.

À noite, os mestrandos tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com a professora doutora Samyra Haudêe Dal Farra Naspolini, que discutiu a importância de pesquisar os direitos humanos no mundo contemporâneo. Samyra é professora nas instituições Mackenzie, ESPM e FMU, além de presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi).

“Quando aceitei o convite iniciamos uma discussão sobre o tema a ser abordado nesta noite. Algo que eu gostaria de trazer é a importância da Pesquisa, desde a graduação, unindo à temática dos Direitos Humanos, algo mais que atual, de grande relevância e necessário. Todos os dias vemos uma série de situações de direitos violados e afetando pessoas que precisam de proteção e que  precisam que as pesquisas caminhem para encontrar soluções para essa proteção. São novas vulnerabilidades que surgem no mundo contemporâneo, que não têm fácil resolução e precisam de estudos para tal”, destacou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *