PPGCS

Professora da Unesc participa do Congresso Aprender Criança 2025 e destaca avanços no estudo do autismo

Laboratório da Unesc se destacou no evento ao receber três premiações de primeiros lugares na categoria “Médico” e o segundo lugar na categoria “Educador”. (Fotos: Divulgação)

A professora e neurocientista Cinara Ludvig Gonçalves, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento (Land) da Unesc, foi uma das palestrantes do Congresso Aprender Criança 2025, o maior evento da América Latina dedicado ao neurodesenvolvimento infantil. O congresso, realizado recentemente em São Paulo, reuniu especialistas de diversas áreas para discutir os avanços e desafios na pesquisa e no cuidado de crianças com neurodivergências.

O tema da palestra de Cinara foi “Pesquisa em Autismo: Avanços, Desafios e Novas Terapias”, na qual a professora compartilhou os mais recentes progressos das pesquisas do Land, com foco em ciência translacional e inovações terapêuticas no atendimento a pessoas com autismo. Ela destacou a importância de uma abordagem integrada, que une profissionais da saúde e da educação para promover um melhor entendimento e manejo das condições neuroatípicas.

“Este congresso trouxe uma visão integrada do neurodesenvolvimento, abordando de forma transdisciplinar condições como autismo, TDAH, dislexia, altas habilidades, transtornos motores e distúrbios de linguagem. Ao longo de três dias de imersão, discutimos essas questões com base em evidências científicas atualizadas, o que nos permite contribuir para práticas mais eficazes e inclusivas”, comentou Cinara.

Conquistas

O evento também foi marcado por grandes conquistas para o grupo de pesquisa em autismo da Unesc. O Land se destacou nas premiações do congresso, conquistando os três primeiros lugares na categoria “Médico” e o segundo lugar na categoria “Educador”. A premiação reconheceu a relevância do protocolo de atendimento pré-hospitalar para pessoas autistas, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, uma inovação fundamental para o suporte de indivíduos com autismo em situações de emergência.

Além das palestras, o congresso contou com uma série de workshops interativos que abordaram temas importantes, como prevenção ao bullying e cyberbullying, práticas educativas eficazes e estratégias para apoiar o neurodesenvolvimento infantil. 

A conferência também incluiu exposições dedicadas às últimas inovações tecnológicas na área de educação e saúde infantil. Profissionais de diferentes países participaram do evento, promovendo troca de experiências e conhecimentos, e consolidando o congresso como um marco na pesquisa e na prática do neurodesenvolvimento no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *