PPGCS

Pesquisadora do Rio de Janeiro compartilha conhecimentos sobre biomarcadores do envelhecimento em palestra na Unesc

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc (PPGCS) da Unesc recebeu, na quarta-feira (16/07), a professora doutora Débora Rocha para uma palestra especial com o tema “Biomarcadores no envelhecimento da população brasileira e associação com as vesículas extracelulares”. O encontro reuniu docentes e acadêmicos da Universidade em um momento de importante troca de saberes sobre pesquisas de ponta na área da neurociência.

Doutora em Ciências, Débora é professora da Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, e atualmente realiza seu pós-doutorado no Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), sob supervisão da professora doutora Fernanda De Felice, referência internacional na área de doenças neurodegenerativas.

Na Unesc, a pesquisadora atua em dois projetos de pesquisa em parceria com o PPGCS. Um deles, em conjunto com a professora doutora Josiane Budni, investiga os níveis dos biomarcadores GFAP e Nfl em idosos longevos cognitivamente saudáveis. Já o segundo projeto, com a professora doutora Fabricia Petronilho, analisa o potencial terapêutico de vesículas extracelulares de células-tronco mesenquimais derivadas de tecido adiposo, carregadas com irisina, em modelo pré-clínico de AVC isquêmico.

Durante sua visita à Unesc, Débora buscou compreender de perto a metodologia de recrutamento de idosos nas coortes de pesquisa desenvolvidas pelo grupo coordenado pela professora Josiane. Essa etapa é essencial para o aprofundamento dos estudos que vêm sendo realizados em parceria com o grupo da professora Fernanda De Felice, do IDOR, por meio das pós-doutorandas Débora Rocha e Eduarda Behenck Medeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *