PPGCA

Pesquisadores da Unesc participam de pesquisa internacional Mormolo Archaeological Project

Universidade integra expedição científica em Angola que investiga ocupação humana costeira de até um milhão de anos atrás. (Foto: Divulgação)

Pesquisadores da Unesc marcaram presença nas atividades de campo da 4ª Campanha de escavação no âmbito do Mormolo Archaeological Project, nas praias elevadas de Mormolo, província de Benguela, Angola.

O projeto internacional possui relevância para as pesquisas pleistocênicas da África Subsaariana, reúne pesquisadores de instituições da França, Angola, Namíbia, e Brasil. A missão tem como objetivo investigar as estratégias de ocupação humana costeira durante o Pleistoceno Médio, entre aproximadamente 600 mil e um milhão de anos atrás, com destaque para sítios do Acheuleano, início da idade da pedra (ESA) e possíveis evidências da idade da pedra média (MSA).

A região de Benguela, sob influência do deserto da Namíbia, apresenta registro preservado em praias elevadas de 100 metros de altitude, onde se encontram concentrações significativas de artefatos em pedras lascadas, fósseis de fauna terrestre e marinha, e malacofauna. Esses vestígios permitem reconstituir não apenas a paleoecologia costeira, mas também as dinâmicas tecnológicas e de subsistência dos primeiros hominínios que habitaram o litoral atlântico da África subsaariana.

“Este tipo de experiência, com pesquisadores de países como França, Angola, Namíbia, e Brasil, confere à ação um caráter internacional, com repercussões científicas e institucionais relevantes”, salienta o professor do PPGCA e coordenador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), Juliano Bitencourt Campos.

A Unesc esteve representada ainda pelo doutorando do PPGCA, Diego Dias Pavei, que também é pesquisador do Lapis e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Como resultado da participação dos pesquisadores da Unesc na primeira campanha de 2022, estão presentes na publicação do artigo: MESFIN, Isis et al. Mormolo Archaeological Project 2021–2022: New data on the Stone Age deposits among the Benguela Province ~100m raised beaches, Angola. In: LESEDI. Carnets de terrain de l’IFAS-Recherche. Johannesburg: Institut Français d’Afrique du Sud – Recherche, n. 25, p. 13–19, nov. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *