
Os docentes Ismael Gonçalves Alves e Michele Gonçalves Cardoso, como parte de suas atividades no Instituto Universitario de Investigación de Estudios de las Mujeres y de Género da Universidad de Granada, na Espanha, realizaram nesta semana agenda consolidando o processo de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) e do Curso de História da Universidade.
Durante a reunião, estiveram em pauta possibilidades de parcerias institucionais nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para a circulação de docentes, discentes e técnicos. Foram discutidas, ainda, oportunidades de participação em projetos de investigação colaborativos, promoção de eventos acadêmicos e criação de redes de cooperação internacional, com ênfase nos estudos de gênero, políticas públicas, democracia e desenvolvimento socioeconômico.
Ismael destacou a importância histórica da aproximação com a Universidad de Granada, ressaltando os frutos já colhidos a partir dessa parceria. “Há 13 anos, quando realizava o PDSE na Universidad de Murcia, vim a Granada para conhecer o Instituto Universitario de Investigación de Estudios de las Mujeres y de Género e me encontrei com a professora Amália. Desde então, desenvolvemos diversos projetos em parceria. Em reunião com a coordenação do Instituto, demos o primeiro passo para estabelecer um acordo bilateral, com possibilidade de cotutela com o doutorado em Estudios de las Mujeres, Discursos y Prácticas de Género”, detalha.
Conforme Michele, a construção de vínculos acadêmicos internacionais é um dos eixos estratégicos da Unesc. “Ampliar a internacionalização significa abrir novas portas para nossos estudantes e pesquisadores. A aproximação com o Instituto de Estudios de las Mujeres y de Género fortalece nosso compromisso com a produção científica crítica, interdisciplinar e socialmente engajada”, reforça.
A visita marca um passo significativo no processo de internacionalização da Unesc, fortalecendo sua inserção em redes globais de pesquisa e reafirmando o papel do PPGDS na produção de conhecimento comprometido com os desafios contemporâneos do desenvolvimento e da equidade de gênero.