Pesquisa

Unesc recebe 7ª edição do Seminário Internacional de Direitos Humanos e Sociedade

Evento organizado pelo PPGD conta com mais de 500 inscritos e quatro dias de atividades com participação de oito países, além de representação de todas as regiões do Brasil (Fotos: Mayara Cardoso/Agecom Unesc)

Está oficialmente aberto o 7º Seminário Internacional de Direitos Humanos e Sociedade da Unesc, evento paralelo ao 4º Seminário em Direitos Humanos com a Sociedade e ao 2º Diálogos em Direitos Humanos com a Educação Básica. Já tradicionais no Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), os eventos reúnem participantes de países como Argentina, Peru, Equador, México, Portugal, Espanha, China, Moçambique, além de representação dos 24 estados do Brasil e o Distrito Federal.

Após o primeiro dia de atividades iniciais, nesta terça-feira (16/9), uma mesa-redonda marcou a abertura oficial da programação com a participação da gestão da Universidade, representada pela diretora de Pesquisa, Sabrina Arcaro. “Ao refletir sobre esse ser já o sétimo evento internacional do PPGD, percebo como ele deve ser exemplo aos demais programas. Nos orgulha muito ver um evento de tamanha grandeza e que representa que a aprovação do doutorado pela Capes não poderia ser diferente por valorizar um programa que trabalha desta forma”, salienta a diretora.

“Em nome da nossa reitora em exercício, Gisele Coelho Lopes, e da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, desejo um excelente evento marcado pela produção de conhecimento, fortalecimento das redes de colaboração e reafirmação de que os direitos humanos são universais, indivisíveis e inegociáveis”, completou Sabrina.

 

Evento marca momento de celebração

Para o coordenador do Programa, Reginaldo de Souza Vieira, o Seminário representa o amadurecimento de uma trajetória e um sonho. “Temos muito vivo esse sonho, que já é  realidade, de construir um Programa de Pós-graduação em Direito, no Sul de Santa Catarina, com uma pesquisa séria, com uma inserção social séria e com uma internacionalização reconhecida”, pontuou.

“Nós começamos esse Programa em março de 2017, fruto de uma construção coletiva, um investimento muito forte que essa Instituição tem feito historicamente, para que pudéssemos construir um Programa com seriedade e que, em pouco tempo, conseguiu resultados muito maiores do que esperávamos”, acrescentou, enaltecendo ainda a comemoração da recente aprovação da abertura de um doutorado do Programa. O edital do processo seletivo para os interessados deve ser aberto ainda em 2025.

 

Representatividade

Para a representante discente, Kawanna Alano Soares, participar do evento e representar os colegas reafirma o compromisso com uma Pesquisa comprometida e com o conhecimento comunitário. “Que esse Seminário seja um espaço de diálogo aberto e construtivo. Que possamos aprender uns com os outros, compartilhar ideias e fortalecer as pontes que conectam a academia com a sociedade”, destacou em suas palavras na abertura.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Criciúma foi representada pela presidente em exercício, Janaína Alfredo da Rosa, a qual destacou que a presença no evento reafirma o compromisso da instituição com a advocacia, Universidade e sociedade.

“É neste diálogo constante que construímos uma cidadania muito mais consciente, uma democracia sólida e uma justiça mais humana”, pontuou.

 

Programação completa

Na segunda-feira (15/9) a programação foi iniciada com a apresentação de 290 trabalhos de pesquisadores do Brasil e do Exterior em 14 Grupos de Trabalho, atividade realizada de forma virtual. Ainda neste dia, foi realizada a segunda edição do evento Diálogos em Direitos Humanos com a Educação Básica, em parceria com o Colégio Unesc. O encontro teve como palestrantes a professora doutora Gabrielle Dultra e Carlos Magno S. Venerio.

Até quinta-feira (18/9), o Seminário contará com rodas de conversa, apresentações de trabalhos, além de palestras com conferencistas de renomes nacionais e internacionais ligados à temática do evento.

 

Colaboração

O evento é organizado pelo PPGD, sendo coorganizado pela Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, Rede Latino-Americana de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, Grupo de Trabalho do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) Pensamiento Jurídico Crítico y Conflitos Sociopolíticos, Red Iberoamericana para Docencia e Investigación em Derechos de la Infancia (REDidi), da Universidad de Salamanca e Curso de Direito da UNESC, contando com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e Unesc, além da colaboração, nacional e internacional, de diversos Programas de Pós-Graduação, Instituições de Ensino e de Pesquisa, Redes de Pesquisa, Instituições do Sistema de Justiça e Movimentos Sociais. 

 

A programação está sendo realizada de forma híbrida, com palestras transmitidas pelo canal da Unesc TV no Youtube: 

 

Confira as demais agendas do Seminário:

https://doity.com.br/vii-seminario-internacional-em-direitos-humanos-e-sociedade/blog/programa%C3%A7%C3%A3o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *