
Uma parceria entre universidades comunitárias de Santa Catarina promete lançar luz sobre um tema estratégico para o desenvolvimento econômico: a maturidade da governança corporativa e o desempenho em inovação das pequenas e médias empresas (PMEs) no processo de internacionalização.
O estudo está sendo conduzido pelo Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGenint) da Unesc, sob coordenação do professor doutor Júlio César Zilli, em colaboração com pesquisadores da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). O projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), aprovado por meio do Edital nº 51/2024 do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio a Grupos de Pesquisa da Acafe.
Conforme Júlio César, a pesquisa busca responder à questão “qual é a maturidade da governança e do desempenho em inovação para a internacionalização das PMEs do Sul, Norte e Oeste catarinense?”.
“Para isso, foram definidos objetivos específicos, como: caracterizar o contexto empresarial e o modelo de governança das empresas analisadas; identificar estratégias, modos de entrada e posicionamento no mercado externo; destacar o ingresso e a participação das empresas em mercados internacionais; mapear práticas inovadoras relacionadas ao comércio exterior e compreender as redes de cooperação que sustentam essas práticas”, salienta.
A pesquisa conta com a participação dos professores Elenice Padoin Juliani e Fernando Locks Machado, também vinculados à Unesc, além de Germano Gehrke, da Furb, e da professora Inocência Dalbosco, da Unoesc, tendo ainda a colaboração da pesquisadora Janini Borba.
Com metodologia quantitativa, o estudo prevê ouvir 150 empresas, selecionadas a partir de um universo de 300 organizações participantes do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) em Criciúma, Chapecó e Blumenau.
Relevância para a sustentabilidade e para os ODS
O projeto, conforme o professor, está alinhado a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): indústria, inovação e infraestrutura; parcerias e meios de implementação; e cidades e comunidades sustentáveis. No âmbito do ESG, a iniciativa conecta-se especialmente aos eixos social e governança, fortalecendo práticas que contribuem para o crescimento responsável e sustentável.