Extensão

Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul e Unesc fortalecem parceria em Educação e Arqueologia

Encontro nesta quinta-feira (31/7) alinhou ações de fortalecimento (Fotos: Divulgação)

Representantes do eixo de Educação do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul realizaram, na manhã desta quinta-feira (31/7), uma visita técnica e reunião estratégica no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), da Unesc com foco no fortalecimento de parcerias voltadas à educação, Pesquisa e Extensão no território do Geoparque.

O encontro teve como principal objetivo ampliar as ações conjuntas entre as instituições, especialmente no contexto do projeto de extensão da Unesc intitulado “Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: Cartografando o Patrimônio Arqueológico e a História e Cultura dos Povos Indígenas como Subsídio para os Processos Educativos no Ensino Fundamental”. A iniciativa é promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex) por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, com participação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), dos cursos de História e Ciências Biológicas e do Lapis.

A reunião destacou as oportunidades de cooperação técnica e acadêmica, a realização de oficinas de Educação Patrimonial, produção de materiais didáticos e capacitação de professores da rede pública dos sete municípios que integram o Geoparque.

Estiveram presentes, representando o Geoparque, o diretor Gislael Floriano e membros do eixo de Educação, entre eles Andrea Melo (Torres), Fernando Pizzolo Manetti (Secretário de Educação de Timbé do Sul), Luana Pereira dos Santos (Diretora de Cultura de Mampituba), o professor Felipe Daros Idalino (Praia Grande) e Zenaide Clezar (Torres).

Representando a Unesc, participaram o professor e coordenador do projeto, Juliano Bitencourt Campos, a mestranda Annie Souza Marques, os doutorandos Suliano Ferrasso, Luciano Miranda, Diego Dias Pavei e José Gustavo, além do acadêmico do curso de História Luiz Miguel Ghedin.

Como fruto imediato da articulação, foi anunciada uma capacitação com oficinas voltadas a educadores e agentes culturais, programada para o dia 25 de agosto, nas instalações do LAPIS, em Criciúma.

 

Geoparque: Educação, Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável

Reconhecido pela Unesco desde abril de 2022, o Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul abrange sete municípios entre os estados do Rio Grande do Sul (Torres, Mampituba e Cambará do Sul) e Santa Catarina (Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande), além de englobar os parques nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral.

Os Geoparques Mundiais da Unesco têm como missão integrar conservação, educação e desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o Caminhos dos Cânions do Sul busca valorizar o patrimônio natural e cultural da região, promovendo o turismo sustentável, a geoconservação e o engajamento comunitário.

Segundo o professor Juliano Bitencourt Campos, o projeto atual é uma continuidade de iniciativas anteriores, como “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Patrimônio Arqueológico e a História e Cultura dos Povos Indígenas nas Séries Iniciais” (2021–2022), e tem como foco a produção de uma cartografia educativa que auxilie o trabalho pedagógico nas escolas de ensino fundamental da região.

“O objetivo é não apenas socializar o conhecimento com a comunidade, mas também envolver diretamente as escolas na produção dos materiais, por meio de oficinas, palestras e workshops. Além disso, pretendemos capacitar os educadores para que possam continuar utilizando esses recursos mesmo após o fim do projeto”, destaca Campos.

A iniciativa reforça o papel da Universidade na articulação entre ciência, educação e sociedade, e consolida o Geoparque como território de referência em práticas educativas inovadoras e preservação do patrimônio cultural e ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *