
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc comemora duas décadas de excelência acadêmica e científica com um grande evento nos dias 24 e 25 de abril, no Auditório Ruy Hulse, na Universidade. O 17º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde reunirá mais de 250 participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área da saúde, com uma programação que inclui palestras de renome internacional, sessões científicas, apresentação de pôsteres, pitches de inovação e networking com egressos de destaque.
Entre as principais atrações da programação estão as palestras da professora doutora Patrícia Cristina Baleeiro Beltrão Braga (USP), que abordará o uso de organoides cerebrais para estudar o autismo e doenças infecciosas, e do professor doutor José Roberto Goldim (UFRGS), que discutirá ética e integridade científica em tempos de ciência aberta e inteligência artificial.
A abertura do evento acontece nesta quinta-feira (24/4), a partir das 17h30, com credenciamento, cerimônia oficial e a palestra magna de Patrícia Braga. Em seguida, os participantes serão recepcionados com um coquetel de boas-vindas.
Na sexta-feira (25/4), a programação inicia às 14h30 com a sessão de pôsteres, seguida de uma mesa com egressos de sucesso do PPGCS, que compartilharão suas trajetórias acadêmicas e profissionais. A tarde segue com um bloco voltado à inovação e empreendedorismo científico, com a apresentação de pitches selecionados pelo programa SC + Inovação e, em seguida, a exposição dos quatro melhores trabalhos científicos do evento.
A noite será encerrada com a palestra de Goldim e a cerimônia de premiação dos destaques do evento.
“Estamos celebrando 20 anos de uma história construída com ciência, dedicação e compromisso com a saúde e a sociedade. Este evento é um reflexo da qualidade do nosso Programa e da contribuição de todos que passaram por ele. Buscamos colegas de renome nacional e internacional para compor uma programação de excelência e marcar em grande estilo essas duas décadas de trabalho em nome da ciência”, destaca a coordenadora do evento, professora Gislaine Zilli Réus
O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e interessados na área da saúde, pesquisa e inovação.