A Unesc reafirmou posição de destaque na Pesquisa com 311 projetos que envolvem 295 docentes e 408 bolsistas em 2024. Com iniciativas distribuídas por diferentes áreas, a Universidade é lider entre as instituições não estatais de Santa Catarina no Ranking Universitário Folha (RUF) e alcançou a 12ª posição nacional, que evidencia a excelência e impacto acadêmico. Entre as iniciativas, 135 são desenvolvidas na área da Saúde; 48 em Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET); 46 nas Ciências Sociais Aplicadas (CSA) e 52 em Humanidades, Ciências e Educação (HCE).
A área de Pesquisa da Unesc teve um ano marcado por iniciativas que destacaram o protagonismo e potencial na geração de conhecimento. Ao longo do ano, a Universidade promoveu eventos que fortaleceram o diálogo entre a academia e a sociedade, como congressos, seminários e mostras de iniciação científica, como a 15ª Semana de Ciência e Tecnologia que teve como temática “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” com a intenção de propor a compreensão das potencialidades transversais da ciência, da tecnologia e da inovação em todas as áreas do conhecimento; o 1º Connect SC, que promoveu a internacionalização de Santa Catarina por meio da conexão entre os profissionais da área.
“Os números expressivos da Pesquisa na Unesc em 2024 refletem o compromisso contínuo da nossa Universidade com a produção de conhecimento de excelência e a promoção do desenvolvimento regional e global. A liderança no Ranking Universitário Folha entre as instituições não estatais em Santa Catarina e a posição de destaque nacional reafirmam o impacto transformador do trabalho de nossos pesquisadores, professores e estudantes. Nosso papel como Universidade Comunitária é contribuir de maneira significativa para a ciência, a inovação e o fortalecimento de uma sociedade mais justa, sustentável e conectada com as demandas contemporâneas”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Reconhecimentos
Em 2024, a Pesquisa da Universidade foi reconhecida nacional e internacionalmente, com profissionais citados em rankings acadêmicos de prestígio, e projetos desenvolvidos no âmbito da iniciação científica e dos programas de Mestrado e Doutorado. Entre os exemplos, está o Prêmio Inovação Catarinense — Professor Caspar Erich Stemmer -, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em que os professores Alexandre Gonçalves Dal Bó e Oscar Rubem Klegues Montedo receberam destaque na categoria Pesquisador Inovador, enquanto a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) Ellen de Pieri foi premiada na categoria Doutoranda Inovadora, e a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Júlia Gava Sandrini, foi contemplada na categoria Mestranda Inovadora.
Oscar também integrou a lista de indicados de Santa Catarina ao Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação. A iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) tem foco no reconhecimento em nível nacional das boas práticas de pesquisadores e profissionais de comunicação.
Além disso, na categoria Inovação em Processos de Negócio, a startup incubada na Unesc, a Trade Cred Tecnologia, ficou em primeiro lugar.
Prêmio Mulheres na Ciência
Comprometida com a equidade de gênero e a valorização das mulheres na ciência, a Unesc realizou em 2024, a segunda edição do Prêmio Mulheres na Ciência, que visa desconstruir disparidades históricas de gênero e valorização das mulheres na Ciência, ao reconhecer mulheres cientistas da Universidade – doutoras e doutorandas, mestras, mestrandas e pesquisadoras de iniciação científica.
“Os avanços alcançados neste ano destacam o potencial transformador da Pesquisa da Unesc. Com iniciativas que contemplam desde a Internacionalização até o incentivo à equidade de gênero na ciência, consolidamos nossa liderança em diversas áreas do conhecimento. O reconhecimento de nossos professores e estudantes em premiações nacionais e internacionais demonstra não apenas a qualidade do que produzimos, mas também o impacto real de nossos projetos na sociedade. Seguiremos dedicados a fomentar um ambiente de inovação, diálogo interdisciplinar e impacto social positivo”, cita a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes.
Outro reconhecimento do ano foi endereçado ao professor doutor Felipe Dal Pizzol, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), reconhecido em artigo publicado na revista Frontiers in Medicine como o pesquisador mais importante e produtivo do mundo no campo da encefalopatia associada à sepse.
Ele publicou 61 artigos científicos, o maior número registrado entre os pesquisadores da área, e suas obras receberam 930 citações, refletindo a importância e a relevância de seu trabalho no campo da medicina. As citações indicam o quão influente um artigo é, demonstrando que outros pesquisadores frequentemente utilizam o trabalho do educador como base para suas próprias pesquisas.
A força da Pesquisa da Unesc esteve presente na 9ª Conferência de Processamento Cerâmico (Shapping 9), em Varsóvia, na Polônia. A Universidade foi representada pela professora e pesquisadora convidada, Sabrina Arcaro, que recebeu convite para integrar o seleto grupo de palestrantes do evento.
Congressos
A Unesc se destacou em 2024 como um polo de produção e disseminação do conhecimento também com a realização de congressos de relevância nacional e internacional que reuniram pesquisadores, estudantes e lideranças para debater temas urgentes e de impacto global.
O 5º Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação (V-Ibero Unesc), por exemplo, focou na temática “Vidas em Risco e Crise Climática”, inspirado pela urgência enfatizada por António Guterres. O evento ocorreu de 10 a 13 de setembro de 2024, de forma presencial, com atividades como conferências, mesas redondas, Grupos Temáticos (GTs) e minicursos, visando unir governos, sociedade civil e setor privado em prol de um futuro sustentável.
O 16º Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, que aconteceu de 14 a 17 de julho de 2024 no campus da Universidade, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc e promovido pela Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) debateu a “Diversidade biocultural: aquilombar, aldear e reflorestar a vida” e discutiu progressos na pesquisa dessas áreas, com foco nos interesses dos povos tradicionais, indígenas e não indígenas, e abordou desafios e ameaças à sociobiodiversidade.
Seminários
Por meio de seminários voltados para diferentes áreas do conhecimento, a Universidade reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais para debater temas fundamentais e compartilhar experiências. Os encontros proporcionaram momentos de troca, reflexão e alinhamento com demandas regionais e globais que reafirmam o papel da Unesc como protagonista na produção e disseminação do conhecimento.
Voltado aos cursos de Mestrado e Doutorado, a Unesc promoveu o Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação da Unesc, que proporcionou o envolvimento dos diferentes atores da pós-graduação stricto sensu e o alinhamento com as novas demandas requeridas para o seu desenvolvimento. O evento objetivou fomentar o debate acerca das diretrizes e das experiências relacionadas aos programas de pós-graduação stricto sensu para a sua qualificação e desenvolvimento alinhado às necessidades regionais e nacionais.
O 8º Seminário de Leitura e Produção Textual (Selep) teve como propósito socializar resultados de estudos decorrentes em sala de aula dos projetos de ensino, de pesquisa e de extensão orientados por docentes da Unesc e de grupos de pesquisa pertencentes a cursos de licenciatura e a programas de pós-graduação stricto sensu de Criciúma e da região.
Outro evento que movimentou a Pesquisa da Instituição em 2024 foi o evento que agregou o 4º Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade; o 3º Seminário em Direitos Humanos com a Sociedade; o 1º Seminário Latino-Americano de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos e o1º Diálogos em Direitos Humanos com a Educação Básica. A iniciativa teve o objetivo de divulgar e debater a produção teórica e prática sobre os Direitos Humanos, Sociedade, Democracia, Políticas Públicas e Estado no contexto brasileiro e latino-americano.
A Unesc sediou ainda o 20º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, que recebeu referências nacionais da área e aconteceu paralelamente ao 17º Encontro do Comitê Temático Rede APLmineral – CT Rede APLmineral – e Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2024 – PMP APL Mineral 2024.
Protagonizado pela Unesc, o evento contou com palestras, painéis de discussão e a apresentação de experiências bem-sucedidas que estão promovendo a sustentabilidade e a inovação no setor, em especial no que diz respeito à temática “Economia Circular como estratégia para o Desenvolvimento Regional e a Sustentabilidade dos APL de Base Mineral”.
Quadrienal
Os professores e coordenadores dos programas de pós-graduação da Unesc seguem dedicados a compreender os critérios de avaliação com foco na excelência da formação de mestres e doutores e assegurar um ótimo desempenho na próxima avaliação do quadriênio (2021-2024) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Para isso, eles participaram de encontros que tiveram início em 2023, sendo fundamental para o fortalecimento da pós-graduação da Instituição.
Envolvimento
Após quatro etapas classificatórias, o projeto Ciência da Velocidade chegou à etapa final e definiu os vencedores em novembro, em atividade realizada no Nações Shopping. A competição, que envolveu 520 alunos de 16 escolas, desafiou os estudantes a desenvolverem carrinhos movidos a gás comprimido, promovendo o aprendizado científico de forma prática e dinâmica.
O projeto visa estimular o interesse dos jovens por Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), oferecendo uma experiência que une teoria e prática e ainda oferece diversas premiações. A ação é uma iniciativa da Unesc, por meio dos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da empresa Hipper Freios e do Nações Shopping.
Números da Pesquisa da Unesc:
311 projetos de Pesquisa
295 docentes
408 bolsistas
48 projetos no CET
46 projetos no CSA
52 projetos no HCE
135 projetos na área da Saúde
Matrículas
Além das bolsas provenientes do programa Universidade Gratuita, que conta com normativas específicas, a Unesc oferece ainda outras modalidades de desconto. Entre as possibilidades estão o Desconto Transferência Externa com 50% nas mensalidades durante o primeiro ano de transferência do curso e, a partir do segundo ano, com 20% de desconto nas mensalidades durante toda a graduação.
Além disso, a Universidade conta com o Desconto Matrícula Comunitária com 50% no primeiro semestre e 20% nos próximos até o fim do curso. Para ter acesso a esta modalidade de bolsa, é preciso ser estudante de escola pública e preencher o termo de ciência.
A Unesc também tem o Desconto Ingressante Primeira Graduação, e poderá ser concedido 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso, na modalidade presencial; Desconto Egressos Unesc com 30% durante todo o curso se for segunda graduação ou habilitação, aos acadêmicos egressos de cursos da Unesc; Desconto Colégio Unesc com 30% aos acadêmicos que tenham realizado todo o Ensino Médio no Colégio Unesc, e 20% de desconto àqueles que tenham estudado o 3° ano do Ensino Médio no Colégio Unesc; Desconto Segunda Graduação/Habilitação com 25% aos acadêmicos que tenham realizado a primeira graduação em outras instituições de ensino; Desconto família com 10% a partir do segundo membro da família que ingressar em 2025/1 em cursos de graduação.
A Instituição conta ainda com o Programa Pró-Engenharias, com bolsas de estudo com descontos nas mensalidades para cursos de Engenharias; Arquitetura e Urbanismo; e Design. As inscrições para o Pró-Engenharias já estão abertas e podem ser feitas até 14 de março de 2025 na Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac). O programa oferece a chance de ingressar em cursos com mensalidades mais acessíveis, sendo que no primeiro semestre da graduação o desconto é de 70%, e nos semestres seguintes, 50%, conforme o estudante atenda aos requisitos estabelecidos. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada na matrícula.
Para saber mais, é possível tirar dúvidas também na Centac, presencialmente no Bloco do Estudante, ou ainda pelos telefones (48) 9 9915-0433 ou 3431-4500. Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.