Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Pesquisa

PPGE da Unesc reúne egressos para troca de experiências

Encontro ocorreu nesta segunda-feira (9/12) e reuniu aproximadamente 40 profissionais (Fotos: Stephanie Barbosa/ Especial)

Reconexão. É assim que a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Angela Cristina Di Palma Back, define a Jornada Integrada de Educação do Programa e 3º Encontro de Egressos que ocorreu nesta segunda-feira (9/12), na Unesc. “Esse momento é muito importante para os egressos que são pesquisadores e que muitas vezes são consumidos pela rotina corrida, possam parar e olhar para tudo o que fizeram e idealizar outras tantas coisas que podem fazer. Afinal, o percurso formativo do pesquisador precisa sempre continuar”, afirma Angela.

A Jornada Integrada, conforme a pesquisadora, tem como objetivo reunir discentes, egressos, professores e a comunidade do Programa de Pós-Graduação em Educação para reflexões e compartilhamento de pesquisas em andamento. 

“A ideia é entender como o PPGE, que é um Programa em educação do Extremo Sul Catarinense de uma Universidade Comunitária, conseguiu impactar a vida daqueles que passaram por aqui. Como eles estão? Onde eles estão? O que podem nos dizer acerca dos espaços que ocupam? E de que forma o PPGE contribuiu com esse percurso formativo? Então, é um espaço para compartilharem esses depoimentos, se conectarem e também poderem avançar em suas pesquisas”, reforça.

 

Experiência transformadora

Maria Aparecida Casagrande é Policial Civil e ingressou na Unesc em 2011, para fazer mestrado na linha de pesquisa da educação, linguagem e memória. “Meu trabalho foi sobre as primeiras mulheres policiais no estado de Santa Catarina. Tive uma experiência maravilhosa na Universidade e por isso resolvi voltar. Voltei por um edital do doutorado e agora estou fazendo uma pesquisa sobre feminicídio, sobre as mortes de mulheres no Extremo Sul Catarinense. Por causa da minha profissão, estudo muito questões que afetam a segurança pública e que também estejam relacionadas à área da educação”, explica.

De acordo com ela, além do ensino de qualidade, o acolhimento que recebeu na Unesc fez toda a diferença durante o período de estudo. “Eu fui muito bem recebida, todos estavam de braços abertos. E isso porque, ao meu ver, a Unesc tem na sua identidade o fato de ser um lugar que dá oportunidades. Depois do meu mestrado a minha vida profissional evolui bastante”, garante. “Eu só tenho a agradecer e dizer que a Unesc é um lugar em que se fomenta a educação e o conhecimento. E esse encontro, essa jornada, é uma valiosa troca de saberes”, acrescenta.

A Jornada Integrada de Educação do PPGE, bem como o 3º Encontro de Egressos, ocorreu no Auditório Edson Rodrigues e reuniu aproximadamente 40 profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *