A Unesc encaminha no fim do mês de outubro, mais uma doutoranda e um pós-doc, para o exterior, em busca da internacionalização de suas especialidades, ou seja, a participação no modelo de doutorado sanduíche e de um pós-doutorado no exterior. A doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Educação (PPGE), Odécia Almeida de Souza da Silva, viaja para Portugal, onde vai frequentar a Faculdade de Ciências da Educação, vinculada à Universidade de Coimbra. Já o doutor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), Bruno Mandelli, está a caminho de Ruhr Universität Bochum, na Alemanha.
Odécia, foi selecionada por meio do Processo Seletivo interno de discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), para participação no Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conformidade com o Edital 6/2024.
“Na Unesc a professora Giani Rabelo é a minha orientadora, em Coimbra serei orientada lá, pelo professor é diretor da faculdade, Antônio Gomes Ferreira. Neste período em que estiver em solo lusitano, será uma experiência muito importante e uma grande oportunidade, podendo aprimorar o aporte teórico da minha tese. Estou muito feliz e considero isto, uma celebração muito especial para a minha vida e será um período enriquecedor, só tenho que agradecer o apoio da Universidade”, comentou Odécia.
Aprimorar conhecimento
Segundo a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Moraes de Andrade, a Odécia vai poder viver a experiência de ter um orientador no exterior. Neste período de estudos em Coimbra e nesse formato de intercâmbio, a estudante não tem obrigação de fazer disciplinas, o foco das atividades está mais na formação complementar dela como pesquisadora, como por exemplo, trabalhar na escrita de artigos científicos em parceria com o orientador estrangeiro e viver a pós-graduação no sistema europeu”, explicou Vanessa.
A coordenadora ainda falou sobre o Deutscher Akademischer Austauschdienst (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), do qual o pós-doutorando Mandelli, vai frequentar na Alemanha. “O Bruno tem como orientador o professor Professor João Henrique Zanelatto, e foi contemplado com uma bolsa de estudos para a universidade da cidade alemã de Bochum”, relatou Vanessa.
Pós-doc
Bruno Mandelli é doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e faz pós- doutorando pelo PPGDS da Unesc. Nos nove meses que permanecer em terras bavarianas, vai trabalhar com o projeto intitulado: a Comparative Study of Industrial Heritage in the Coal Mining Regions of the Ruhr (Germany) and Santa Catarina (Brazil) (1940-1980)”, em português: Um Estudo Comparativo do Patrimônio Industrial nas Regiões de Mineração de Carvão do Ruhr (Alemanha) e Santa Catarina (Brasil) (1940-1980)”.
“Estou com grande expectativa de conhecer o processo de formação do Patrimônio Industrial da Região do Ruhr. Aprender sobre as práticas de preservação e memória e com o conhecimento adquirido, contribuir para o Sul de Santa Catarina”, declarou Mandelli.