Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Pesquisa

Pesquisas de base populacional coordenadas pelo PPGScol são tema de encontro

A apresentação dos resultados ocorreu de forma remota nesta semana durante a disciplina de seminário da UFPel (Foto: Arquivo Agecom Unesc)

Os resultados das pesquisas de base populacional coordenadas pelos professores doutores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc Antônio Augusto Schäfer e Fernanda de Oliveira Meller foram apresentados na disciplina de seminário do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nesta semana.

Durante a apresentação, a egressa do PPGSCol, doutoranda Micaela Rabelo Quadra, explicou todas as etapas para a realização de pesquisas de base populacional e domiciliar, apontando os desafios e as fortalezas das mesmas. 

Ela destacou ainda que diversos trabalhos têm sido desenvolvidos a partir dessas análises, incluindo dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso e apresentações em congressos.

Entre as ações desenvolvidas a partir desses estudos, Micaela destacou sua própria dissertação de mestrado, que foi baseada nos dados da pesquisa “Saúde da população criciumense”. 

Ela estudou um tema ainda recente na área da epidemiologia nutricional, que é a crononutrição e sua relação com doenças crônicas não transmissíveis. O artigo proveniente da dissertação está publicado nos Cadernos de Saúde Pública e pode ser acessado em: https://www.scielo.br/j/csp/a/QgRdrwd4H7p3bdBgB8KBT4N/?format=pdf&lang=pt.

 

Desenvolvimento

A pesquisa “Saúde da população criciumense”, realizada em 2019, foi o primeiro estudo representativo dos adultos e idosos da cidade de Criciúma. Já a “Mental Covid”, desenvolvida entre 2020 e 2021 em meio à pandemia de Covid-19, que estudou a mesma população (indivíduos com 18 anos ou mais de idade) pôde comparar diversos aspectos da saúde física e mental dos residentes de Criciúma antes e durante a pandemia de Covid-19.

“Essas pesquisas são de grande relevância para a área da saúde, fornecendo dados importantes sobre a saúde da população e auxiliando na implementação de políticas públicas no município”, finalizou a professora Fernanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *