Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Aula aberta do PPGSCol da Unesc discute os Sistemas de Saúde Pública no mundo e o SUS

Mestrandos apresentaram o funcionamento dos serviços de saúde em países como Alemanha, Canadá, Cuba, EUA e Inglaterra (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Os professores da disciplina de Bases Históricas e Conceituais em Saúde Coletiva, do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Jacks Soratto e Luciane Bisognin Ceretta, propiciaram na manhã desta sexta-feira (29/04), aos alunos do PPGSCol, um encontro diferente, no qual os próprios mestrandos foram os protagonistas na aula aberta presencial e híbrida, realizada no Bloco XXI na Sala 104.

A aula, que teve como tema os “Sistemas de Saúde no Mundo e o SUS”, contou com cinco grupos incumbidos de pesquisar e apresentar em 20 minutos as principais características dos sistemas de saúde pública de países como Alemanha, Canadá, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra. O objetivo foi de conhecer e comparar cada proposta com o Sistema Único de Saúde (SUS), implantado no Brasil através da promulgação da Constituição em 1988. Essa atividade está vinculada à disciplina de Bases Históricas e Conceituais em Saúde Coletiva e busca apresentar os aspectos normativos, legais, históricos e conceituais de todo o campo da saúde coletiva no mundo.

O encontro ocorreu em formato presencial para os mestrandos e remoto através do Google Meet, para a comunidade em geral, alunos de graduação e mestrado da própria Unesc e também de outras Universidades. Para contribuir ao debate, a ex-residente Lais Corrêa Fabre, moradora em Londres, comentou sobre o National Health Service (NHS), modelo de Saúde inglês, onde atualmente trabalha.

A mestrando do PPGSCol, nutricionista e egressa da Unesc, Bruna Bintencourt Gonçalves avaliou positivamente a aula aberta. “Oportunidades como essa são importantes para vermos a realidade que temos. No Brasil não damos valor e ao compararmos o SUS com outros países descobrimos o quanto já evoluímos na saúde pública. É claro que alguns pontos ainda podem ser melhorados, mas em comparação, inclusive com países de primeiro mundo, percebemos o quanto já evoluímos nesse quesito de saúde pública. Com certeza esta aula nos possibilita ter essa visibilidade: de onde nós estamos e até onde nós podemos chegar”, comentou.

O professor Jacks ressaltou que a proposta da atividade é de contemplar os sistemas de saúde em alguns países do mundo. “Esta aula foi pensada para que possamos conhecer alguns aspectos de sistema saúde pelo mundo, para avaliarmos melhor o nosso SUS e as suas potencialidades. O nosso SUS é o maior Sistema Universal de Saúde do mundo. É o único que atende mais de 200 milhões de pessoas gratuitamente e, mesmo apesar de algumas fragilidades, continua sendo um dos melhores Sistemas de Saúde do mundo”, avaliou.

Segundo a professora Luciane, a Saúde Coletiva é uma disciplina basilar na formação de qualquer trabalhador da área da saúde, independentemente do lugar em que ele atue.  “Compreender o sistema de saúde no mundo é fundamental para compreender também qual é o nosso sistema de saúde no Brasil. Hoje abordamos os programas de saúde em diversos países, sobretudo os de maior expressão e reconhecimento. Foi uma exposição dialogada desses sistemas, a fim de que todos os participantes da aula aberta tenham uma a compreensão de como o mundo se organiza na prestação de serviços de saúde a população por parte do estado e por parte do próprio cidadão”, pontuou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *