A Unesc Araranguá sediou o curso Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação, organizado pelo projeto de extensão curricularizado intitulado “O turismo como fator de desenvolvimento sustentável em uma comunidade tradicional pesqueira do sul catarinense”. O evento, que ocorreu nesta semana, contou com a participação de mais de 30 pessoas, entre profissionais, empreendedores e estudantes das áreas de gastronomia, turismo e nutrição, e teve como objetivo fortalecer as práticas de segurança alimentar e o cumprimento das normas sanitárias na região.
O projeto teve início com um mapeamento detalhado dos estabelecimentos de Alimentos e Bebidas (A&B), como restaurantes, bares e similares, na região de Ilhas, em Araranguá. A partir desse levantamento, estudantes do curso de Nutrição Semipresencial da Unesc realizaram visitas a esses estabelecimentos, aplicando um checklist de boas práticas de manipulação de alimentos.
Essa etapa foi seguida pela realização do curso, que aconteceu no Polo da Unesc Araranguá e foi aberto não apenas para os profissionais da comunidade de Ilhas, mas também para os de outras localidades de Araranguá e de Balneário Arroio do Silva.
O coordenador do curso de Turismo e professor de Gastronomia, Lucas Fabricio de Souza Firmino, ressaltou o impacto positivo da formação. “Essa capacitação vai além do aspecto técnico. Ela ajuda os estabelecimentos a entenderem que as boas práticas de manipulação são essenciais não só para a qualidade do serviço, mas também para a saúde dos consumidores”, destacou.
O coordenador do curso de Gastronomia, Marco Antonio da Silva, também enfatizou os benefícios do curso, que uniu teoria e prática. “Os participantes receberam o conhecimento técnico necessário para atender às exigências sanitárias, além de compreenderem a importância dessas práticas no cotidiano dos estabelecimentos e para a saúde de quem consome e manipula os alimentos”, complementou.
O coordenador do curso de Nutrição Semipresencial, Edimar Torres Zanoni, frisou a relevância das ações práticas realizadas pelos acadêmicos do curso. “O processo de aprendizado começou com a aplicação do checklist nos estabelecimentos e foi concluído com a capacitação, permitindo que os alunos vivenciassem o impacto real de suas contribuições para a comunidade”, afirmou.
A egressa do curso de Turismo da Unesc, Laci Felippi, e participante do curso, destacou a importância da capacitação. “Acredito que o curso trouxe uma boa contribuição para melhorar os procedimentos e, principalmente, para conscientizar os empreendedores e seus colaboradores da responsabilidade e da importância de adotar as boas práticas”, afirmou Laci.