Semana de Ciência e Tecnologia

Biblioterapia na Unesc promove encontro
com contos de Clarice Lispector

Projeto extensionista reúne acadêmicos para reflexões sobre amor e solitude por meio da literatura (Foto: Marciano Bortolin/Agecom Unesc)

A Unesc realizou no dia 22 de outubro mais um encontro do projeto de Extensão Biblioterapia na Biblioteca. A atividade, vinculada aos cursos de Letras e Psicologia, reuniu participantes para leitura e discussão do conto “É Pra Lá Que Eu Vou”, de Clarice Lispector, com reflexões sobre temas como amor e vida.

A biblioterapia consiste na terapia por meio de livros, com encontros que buscam promover saúde mental e ampliação de vínculos através da leitura em grupo. O projeto é coordenado pelas professoras Janine Moreira e Gladir Cabral e conta com a participação de acadêmicos bolsistas e voluntários.

“Fizemos uma reflexão inicial sobre como cada um chegou até ali, seguida de relaxamento e leitura do conto. Trabalhamos paradoxos entre morte e vida, amor e solitude, finalizando com uma discussão sobre o que é o amor”, relatou Iago da Silva Fernandes, acadêmico do curso de Letras, que conduziu a dinâmica do encontro.

Tal prática utiliza a leitura compartilhada como ferramenta de acolhimento e desenvolvimento emocional. No projeto da Unesc, os encontros seguem a abordagem de biblioterapia de desenvolvimento, que trabalha o crescimento pessoal e as relações interpessoais por meio da mediação literária. 

“Foi muito positivo, com boa interação do grupo. Saí reflexiva e tranquila, já pensando em participar de outros encontros”, afirmou a participante Maria Clara Carvalho Vigarani, que também cursa Letras na Universidade.

Os encontros acontecem duas vezes por mês na biblioteca da Unesc e semanalmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Luzia. Interessados podem se inscrever diretamente na biblioteca da Universidade.

 

SCT 2025

O projeto fez parte da 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc, evento que aconteceu entre os dias 20 e 25 de outubro, com uma ampla programação voltada à ciência, inovação e sustentabilidade. Neste ano, o tema foi “Planeta Água – A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, em sintonia com o movimento nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *