
A Unesc realizou no dia 22 de outubro mais um encontro do projeto Biblioterapia na Biblioteca. A atividade, vinculada aos cursos de Letras e Psicologia, reuniu participantes para leitura e discussão do conto “É Pra Lá Que Eu Vou”, de Clarice Lispector, com reflexões sobre temas como amor e vida.
A biblioterapia consiste na terapia por meio de livros, com encontros que buscam promover saúde mental e ampliação de vínculos através da leitura em grupo. O projeto é coordenado pelas professoras Janine Moreira e Gladir Cabral e conta com a participação de acadêmicos bolsistas e voluntários.
“Fizemos uma reflexão inicial sobre como cada um chegou até ali, seguida de relaxamento e leitura do conto. Trabalhamos paradoxos entre morte e vida, amor e solitude, finalizando com uma discussão sobre o que é o amor”, relatou Iago da Silva Fernandes, bolsista de Psicologia que conduziu a dinâmica do encontro.
Tal prática utiliza a leitura compartilhada como ferramenta de acolhimento e desenvolvimento emocional. No projeto da Unesc, os encontros seguem a abordagem de biblioterapia de desenvolvimento, que trabalha o crescimento pessoal e as relações interpessoais por meio da mediação literária.
“Foi muito positivo, com boa interação do grupo. Saí reflexiva e tranquila, já pensando em participar de outros encontros”, afirmou Maria Clara Carvalho Vigarani, acadêmica da 4ª fase de Psicologia, que participou pela primeira vez do encontro.
Os encontros acontecem duas vezes por mês na biblioteca da Unesc e semanalmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Luzia. Interessados podem se inscrever diretamente na biblioteca da Universidade.
SCT 2025
O projeto fez parte da 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc, evento que aconteceu entre os dias 20 e 25 de outubro, com uma ampla programação voltada à ciência, inovação e sustentabilidade. Neste ano, o tema foi “Planeta Água – A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, em sintonia com o movimento nacional.
