
A 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc segue movimentando o campus com uma programação intensa dedicada à Pesquisa, à Extensão e à Inovação. Na noite desta quinta-feira (23/10), o evento foi marcado por mais um momento especial: o lançamento de cinco obras publicadas pela Editora da Unesc (EdiUnesc).
O evento reuniu autores, professores, estudantes e convidados, celebrando o papel da EdiUnesc como importante instrumento de divulgação científica, cultural e social da Universidade.
Segundo a equipe da editora, momentos como esse representam o fortalecimento da produção acadêmica regional e a valorização dos talentos que transformam o conhecimento em legado. As publicações contemplam diferentes áreas do saber e revelam a diversidade de temas abordados por pesquisadores e autores vinculados à Instituição. Entre os títulos lançados estão:
“Sabores das Plantas Medicinais [recurso eletrônico]: Cuidado, Ciência e Culinária na Atenção Primária à Saúde”, de Angela Erna Rossato, que une saberes populares e científicos sobre o uso de plantas medicinais;
“Marlene Soccas: Memórias e Formação Política em Tempos de Ditadura”, de Rose Meri Nietto, que resgata a trajetória e o legado de uma mulher símbolo de resistência e luta social;
“Projeto Profor Águas Sul: Experiências e Estratégias para a Segurança Hídrica e Enfrentamento das Emergências Climáticas”, de Carlyle Torres Bezerra de Menezes, resultado de um trabalho coletivo voltado à sustentabilidade e à gestão dos recursos hídricos;
“Valentino, o Tubarão Valente”, de Morgana Cirimbelli Gaidzinski, que leva ao público infantil uma história de coragem e aprendizado;
Memórias do Quinto Filho e a História da Família Zilli Lourenço”, de Sélio Lourenço, que retrata, em um relato afetivo, a trajetória da família Zilli Lourenço em Criciúma, marcada por trabalho, superação e pelas heranças das culturas portuguesa e italiana.
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, destacou a importância do momento e ressaltou o papel da Universidade como um espaço de produção de conhecimento, mas também de partilha e afeto.
“Esse é um espaço que representa bem o que acredito. A Universidade é mais do que Ensino, ela é também afeto, convivência e construção coletiva. Por isso, estar aqui hoje, é motivo de muita alegria”, afirmou a pró-reitora.
A coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, destacou a importância do espaço. “Aqui também é o palco das Quintas Culturais, e é um verdadeiro equipamento cultural dentro da nossa Instituição. Hoje a gente está aqui encerrando a programação do 11º Talento Cultural, e é uma alegria muito grande ver o envolvimento de todos os trabalhadores do Setor de Arte e Cultura da Unesc. Com muito carinho, eles acolheram todas as pessoas que passaram por aqui e, nesse momento, de forma muito especial, acolheram também os autores e autoras das publicações que estamos lançando hoje”, comentou ela.
Feira do Livro
Em meio a uma programação repleta de palestras, workshops e atividades interativas, a Feira do Livro surge como mais um destaque da 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc. Até esta sexta-feira (24/10), a Livraria da Universidade se transforma em um espaço que vai além da simples compra e venda de obras, tornando-se um ambiente de encontro entre leitores, autores e o conhecimento.
Instalada dentro da própria Livraria Unesc, a feira oferece uma ampla variedade de títulos com descontos que chegam a 60%. “O espaço é um ponto de conexão entre os visitantes e a rica produção literária da Editora da Unesc (EdiUnesc), além de obras de diversas editoras vinculadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu).
SCT 2025
A 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc segue até este sábado (25/10), com uma ampla programação voltada à ciência, inovação e sustentabilidade. Neste ano, o tema é “Planeta Água – A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, em sintonia com o movimento nacional.
O evento conta com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A programação completa está disponível no site unesc.net/sct2025.










































