
A relação entre a sociedade e o mar foi o foco da mesa-redonda “Cultura Oceânica e Ciência Cidadã”, realizada na noite desta quinta-feira (23/10). O encontro faz parte do Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia, que integra a programação da 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). A mediação foi da coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, e reuniu pesquisadores que atuam na área da cultura oceânica e da ecologia marinha.
O professor da Unesc Rodrigo Machado destacou a importância do envolvimento da sociedade nos projetos de pesquisa ligados ao mar e apresentou as ações do projeto Botos do Araranguá, que une ciência cidadã e Extensão universitária. “O Projeto Botos é um projeto de pesquisa, mas há um ramo dentro dele que depende muito da sociedade. Uma das etapas envolve a população nos informar, trazer dados e relatos e isso faz parte de uma linha de pesquisa associada à ciência cidadã”, explicou.
“Percebemos que quanto mais divulgamos informações sobre cultura oceânica, mais as pessoas participam, devolvem informações e aprendem sobre o ambiente marinho. É um ciclo de aprendizado e engajamento mútuo”, completou.
O docente também apresentou o Projeto de Cultura e Economia Azul, voltado à dinâmica marinha da zona costeira e vinculado ao Projeto Botos. A proposta busca fortalecer a extensão e promover a conscientização sobre o papel dos oceanos na vida humana.
“Vivemos uma crise ambiental e climática profunda, e os oceanos têm um papel gigantesco no controle dessas mudanças. Mesmo em cidades que não estão à beira da praia, como Criciúma, sentimos diretamente a influência do mar. O vento, a umidade e até o lixo que vai para os rios estão conectados aos oceanos”, destacou.
Reflexão e ação
A discussão também contou com a participação da pesquisadora Danielle Awabdi, que trouxe uma perspectiva nacional sobre o tema. Integrante do Grupo de Ecologia Humana do Oceano, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ela reforçou a importância da Década dos Oceanos como um período de reflexão e ação. Ela explicou que a proposta da palestra foi apresentar, de forma acessível, o que é Cultura Oceânica e Ciência Cidadã.
“A cultura oceânica é a nossa percepção e compreensão sobre o oceano, como dependemos dele, como ele influencia nosso cotidiano e de que forma nossas ações impactam o ambiente marinho”, explicou.
O grupo desenvolve iniciativas como o Oceano Digital e o Oceano na Escola, que abordam a temática por meio de conteúdos educativos e acessíveis, disponíveis gratuitamente em diferentes plataformas.
“Nosso propósito é mostrar que o ser humano faz parte do ecossistema oceânico e precisa agir com urgência para preservá-lo. As mudanças não acontecem da noite para o dia, mas acreditamos que, com informação de qualidade e educação ambiental, é possível sensibilizar as pessoas e transformar a relação da sociedade com o mar”, afirmou Danielle.






































