Semana de Ciência e Tecnologia

SCT: Apresentações de pôsteres promovem a troca de experiências e a divulgação de resultados de pesquisas 

Evento, que ocorreu nesta quarta-feira (22/10), contou com a presença de estudantes, professores e organizadores do evento. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

As apresentações de pôsteres também marcam a 16ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc, que encerra no sábado (25/10). O evento, que mobiliza acadêmicos, professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, tem como objetivo promover a troca de experiências e divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas dentro da Universidade. Ao todo, esta edição da SCT teve 729 trabalhos submetidos, sendo 240 em forma de pôster digital.

Entre os participantes esteve a estudante Katiely Zanelatto, da nona fase do curso de Fisioterapia, que apresentou o trabalho sobre o capital psicológico de policiais militares, junto aos colegas Yasmin Aguiar da Silva Teixeira e Ueslen Civiero José. A atividade ocorreu no estande montado exclusivamente para o evento.

“É a primeira vez que participo e foi uma experiência diferente. Nunca tinha passado por algo assim, então é um momento de aprendizado. Nós ampliamos nossas ideias, conhecendo novas pessoas e perdendo um pouco da timidez de falar em público. Ter essa vivência é importante porque nos ajuda a desenvolver a comunicação, a nos expressar melhor e a ganhar mais segurança como futuros profissionais”, destacou Katiely.

De expositor a avaliador

Outro participante foi Lucas Cândido Pedro, que apresentou o tema “Ritmos biológicos alterados e a utilização de um antidepressivo e modelador de sono para a melhora dos sintomas”. Envolvido com a pesquisa desde o início da graduação, ele participa da SCT pela quarta vez, agora também como avaliador.

“Nos anos anteriores apresentei trabalhos, e agora, além disso, estou participando também como avaliador. É sempre gratificante mostrar os resultados que desenvolvemos na Universidade, compartilhando com a nossa comunidade acadêmica e também com o público externo”, contou.

Estar dos dois lados, como apresentador e agora também como avaliador, para ele, é uma experiência interessante. “Conseguimos ter uma visão mais ampla das produções, conhecer outras pesquisas e entender o quanto a Unesc abraça diferentes áreas do conhecimento. Muitas vezes não temos acesso a tudo que é desenvolvido aqui, então participar desse evento permite conhecer trabalhos incríveis e novas perspectivas”, disse ele.

Pedro acrescenta que essa troca com os avaliadores e com outros pesquisadores é rica. “Cada um traz uma visão diferente, ideias novas, e isso agrega muito ao nosso aprendizado. As discussões que surgem durante as apresentações contribuem não só para o crescimento acadêmico, mas também para o nosso desenvolvimento pessoal”, enfatizou. 

Conforme a coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia, Camila Daminelli, as apresentações de pôsteres são uma oportunidade única de promover a troca de experiências e a divulgação do conhecimento produzido na Universidade. “Cada trabalho exposto representa dedicação, pesquisa e inovação, além de possibilitar que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação e interação acadêmica. Para nós, da SCT, é gratificante ver a participação ativa de estudantes, professores e pesquisadores, construindo pontes entre a academia e a comunidade. Os acadêmicos se mostraram entusiasmados por fazer esta solicitação no formato de pôster”, comentou. 

SCT 2025

A 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc segue até o dia 25 de outubro, com uma ampla programação voltada à ciência, inovação e sustentabilidade. Neste ano, o tema é “Planeta Água – A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, em sintonia com o movimento nacional.

O evento conta com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A programação completa está disponível no site  unesc.net/sct2025.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *