
De 20 a 25 de outubro, a Unesc será palco da 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). O encontro, que já faz parte do calendário acadêmico e comunitário, terá como tema em 2025: “Planeta Água – A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. O evento reunirá estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em um ambiente de inovação, aprendizado e troca de saberes.
Ao todo, são 729 trabalhos submetidos, ou seja, cerca de 200 a mais que a edição anterior. Além disso, são mais de mil pessoas inscritas, porém, a expectativa é que ultrapasse os três mil, já que as inscrições ainda estão abertas.
Neste ano, o foco do evento é a preservação dos recursos hídricos e dos ecossistemas aquáticos, em um chamado à reflexão sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas e a necessidade de ações sustentáveis.
Conforme a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, a Semana de Ciência e Tecnologia reforça o compromisso da Instituição em integrar a ciência às demandas da sociedade. “Este é um momento de conectar saberes e construir pontes entre a Universidade e a comunidade. Ao trazer o tema ‘Planeta Água’, a Unesc reafirma seu papel na formação de cidadãos conscientes e na produção de conhecimento que contribua para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável do nosso território”, enfatiza.
Programação diversificada
A programação é diversificada e contempla palestras com especialistas nacionais e internacionais, workshops práticos, apresentações de trabalhos científicos, lançamento coletivo de livros, atividades interativas e apresentações culturais. A proposta é aproximar a ciência da sociedade, mostrando como ela está presente no cotidiano e pode transformar realidades.
A palestra de abertura será ministrada por Carine Stefoni Böck, pesquisadora do Rio de Janeiro, oceanógrafa, que trabalha com a cultura oceânica e mudanças climáticas. É uma das palestras de maior destaque do evento. “Além dela, teremos atividades vinculadas ao tema em parceria com o CREA, que é também um dos patrocinadores. Já as sessões de comunicação acontecem de duas formas: primeiro, os painéis temáticos, que são apresentações orais de trabalhos reunidos por áreas em comum, mediados e avaliados por professores. Depois, as sessões de pôster digital, que ocorrem na terça e quarta-feira”, explica a coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia, Camila Serafim Daminelli.
Eventos paralelos
Ainda dentro da SCT, ocorre o Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; as feiras de Ciências e do Livro; a Ciência da Velocidade; o Workshop de Arqueologia; o Talento Cultural e a Feira de Inovação.
“Estão previstos vários eventos paralelos. A Engenharia Civil realizará um evento próprio, e a Ciência da Computação também terá uma grande programação, que movimentarão cerca de mil estudantes. Algumas semanas acadêmicas também irão acontecer dentro da SCT, reforçando o caráter integrador do evento”, acrescenta Camila.
A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc possui patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina (CREA/SC), além do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Todas as informações estão disponíveis no link: https://www.unesc.net/sct2025.