Com foco nas possibilidades e desafios da Inteligência Artificial, a Semana Acadêmica de Ciência da Computação da Unesc começou nesta quarta-feira (16/10) como parte da 15ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). A abertura oficial foi marcada por uma Aula Inaugural, que contou com a palestra do Diretor Executivo e Cofundador da empresa RD2Buzz, Paulo César Bitar, sobre o tema “Futuro da IA: Tendências e Possibilidades no Campo da Inteligência Artificial”.
O evento, realizado no Auditório Ruy Hülse, reuniu acadêmicos de todas as fases do curso. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, ressaltou a importância de incorporar princípios éticos no desenvolvimento da Inteligência Artificial desde o início. “É necessário aumentar a conscientização pública sobre os desafios e benefícios dessa tecnologia e afirmar que as transformações ambientais e tecnológicas exigem que a sociedade aprenda a lidar com as mudanças”, citou.
Durante a palestra, Bitar enfatizou a importância de compreender os fundamentos da inteligência artificial (IA) antes de explorar o futuro. “O desafio não é apenas nas aplicações já existentes, mas em como as mentes acadêmicas podem ir além, criando novas possibilidades a partir de uma base sólida de conhecimento. A IA não deve ser vista apenas como uma tecnologia de automação, mas como um campo capaz de abrir horizontes para inovação e criatividade, além de impactar profundamente diversas áreas da sociedade e da economia”, explicou.
De acordo com o coordenador do curso, Luciano Antunes, a Semana Acadêmica de Ciência da Computação aproveita de forma estratégica toda a infraestrutura fornecida pela SCT da Unesc, e sincroniza as atividades com o calendário acadêmico da instituição. “A escolha do tema da Aula Inaugural foi cuidadosamente planejada para englobar a comunidade acadêmica mais ampla, e incluir também aqueles envolvidos em programas de pós-graduação, a fim de garantir uma abordagem abrangente e inclusiva”, relatou.
Excelente oportunidade
A Semana Acadêmica do curso de Ciência da Computação, promove networking entre os participantes e profissionais, e cria oportunidades de estágio, projetos colaborativos e até mesmo futuras parcerias empresariais. “O evento é uma excelente oportunidade para os acadêmicos se atualizarem sobre as últimas novidades tecnológicas e se prepararem para os desafios do mundo do trabalho, em constante transformações”, salientou Antunes.
“Durante esse período serão oferecidas diversas palestras, minicursos, workshops e mesas redondas, sempre com a participação de profissionais renomados, tanto do meio acadêmico quanto da indústria tecnológica”, completou o coordenador.
Também estiveram presentes na Aula Inaugural, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o coordenador-adjunto do curso de Ciências da Computação, Rogério Antônio Casagrande; o presidente da atlética Cavalo de Tróia, Kauê da Silva Elias; e o representante do Centro Acadêmico, Estefani Ricardo de Souza.
A SCT 2024
A 15ª SCT da Unesc ocorre em alusão à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”. Nesta edição, o maior evento institucional da Universidade conta com 565 trabalhos submetidos; 262 avaliadores; 51 painéis temáticos; 36 pôsteres digitais e seis eventos paralelos.
Mais uma vez, a Semana de Ciência e Tecnologia conta com diversos eventos paralelos, como a Feira de Inovação; Talento Cultural; Workshop de Arqueologia; Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; Feira do Livro; Feira de Ciência. Em 2024, a programação do evento ainda contempla o 1º Simpósio Interdisciplinar em Sistemas Produtivos, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), programa associado entre Unesc, Uniplac, UNC e Univille.
Todas as informações e a programação completa podem ser conferidas no link: www.unesc.net/sct2024. A 15ª SCT da Unesc conta com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) e Avatim.