Programa Universidade Gratuita

Inscrições para o Programa Universidade Gratuita
encerram nesta terça-feira

Candidatos devem cumprir duas etapas obrigatórias até as 19h para concorrer às bolsas integrais(Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc)

Os interessados em concorrer às bolsas integrais do Programa Universidade Gratuita na Unesc têm até esta terça-feira (27/1), às 19h, para concluir todas as etapas obrigatórias de inscrição. A iniciativa do Governo de Santa Catarina amplia o acesso ao ensino superior e exige atenção redobrada dos candidatos, já que o processo ocorre em duas fases complementares, ambas indispensáveis para a participação.

O programa atende estudantes que se enquadram nos critérios socioeconômicos estabelecidos em edital e reforça o papel das universidades comunitárias catarinenses na democratização do ensino superior. Atualmente, são mais de 50 mil bolsas ativas nas 13 instituições integrantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), com expectativa de alcançar cerca de 70 mil estudantes beneficiados até 2026.

Para se candidatar, é necessário comprovar renda bruta familiar por pessoa de até quatro salários mínimos, o equivalente a R$ 6.484,00 por integrante do grupo familiar, além de patrimônio total inferior a R$ 1,5 milhão. Também é exigido que o candidato seja natural de Santa Catarina ou comprove residência ininterrupta no estado há pelo menos cinco anos.

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, destaca a relevância do programa como política pública estruturante. “O Programa Universidade Gratuita reafirma o papel das instituições comunitárias na transformação social. Na Unesc, cada vaga representa a oportunidade concreta de formação qualificada e de retorno desse conhecimento para a própria comunidade”, afirma.

Duas etapas obrigatórias até o prazo final

O processo de inscrição é composto por duas etapas obrigatórias, que devem ser concluídas dentro do prazo estabelecido. A primeira consiste no cadastro socioeconômico no sistema informatizado da Secretaria de Estado da Educação (SED), disponível em https://sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br/cadloginies.aspx. Nessa fase, o candidato deve preencher corretamente todas as informações pessoais e do grupo familiar.

“Após concluir o cadastro no sistema estadual, o estudante precisa avançar para a segunda etapa, que ocorre no sistema próprio da Unesc, pelo endereço https://basis.unesc.net. O acesso deve ser feito com o código de matrícula e a senha do Minha Unesc, para o envio de toda a documentação exigida”, explica a coordenadora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac) da Unesc, Juliana Lora.

Ela reforça que somente o cadastro no sistema da SED não garante a participação no processo. “É indispensável que o estudante também realize o envio correto dos documentos no sistema da Unesc, dentro do prazo”, acrescenta.

Edital e documentação exigem atenção

A relação completa dos documentos obrigatórios está disponível no edital de inscrições e na Portaria nº 3625/SED/2025, acessíveis em www.unesc.net/ug
. O edital pode ser consultado diretamente pelo link: https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/27200.pdf?1768236470.

Os candidatos devem conferir atentamente todas as exigências. O envio incorreto ou incompleto da documentação pode resultar na exclusão do processo seletivo.

Após concluir o cadastro no sistema da SED, o candidato deve acessar o sistema UG da Unesc em https://basis.unesc.net/student/login e seguir rigorosamente os passos indicados: inserir o comprovante de inscrição obtido no sistema estadual, anexar o PDF no local específico, conferir os dados importados, anexar todos os comprovantes solicitados e, ao final, enviar a documentação para análise. O acompanhamento do processo ocorre por e-mail e pelo próprio sistema.

Mudanças nas regras reforçam controle e transparência

O Programa Universidade Gratuita passou por ajustes com foco no aprimoramento da execução e no fortalecimento da fiscalização. Entre as mudanças, destaca-se que não é mais necessário estar matriculado no momento da inscrição. Também deixam de ser aceitos abatimentos relacionados a gastos com doenças crônicas, educação, transporte, habitação ou situações de desemprego.

Além disso, fica vedada a participação de candidatos que já tenham concluído uma graduação com 100% de bolsa do Programa Universidade Gratuita ou do Fumdesc ao longo de todo o curso.

“O Programa Universidade Gratuita transforma milhares de vidas e, como tal, precisa ser amplamente protegido. O governador Jorginho Mello solicitou medidas para aprimorar a execução dos programas, reforçar a transparência e a fiscalização, garantindo maior eficiência na gestão dos recursos públicos”, destaca a reitora licenciada da Unesc e secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Atendimento e orientação

Para esclarecimento de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Estudante da Unesc pelos telefones (48) 99644-0170 e (48) 3431-2545 ou ir presencialmente no setor até às 19h, lembrando que este é o prazo máximo para fazer o cadastro informatizado da SED. Após este horário, se o candidato não estiver inscrito neste sistema, não estará inscrito no processo.

Todas as informações atualizadas estão disponíveis em https://www.unesc.net/universidade-gratuita/inscricao.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *