
“Realmente para mim foi uma das melhores ações que eu fiz nos primeiros meses deste mandato e, com certeza, não tenho dúvida de que essa parceria vai acontecer”, foram com essas palavras que o prefeito de São João do Sul, Alex Sandro Pereira Bianchin, avaliou a visita e a recepção recebida pela sua comitiva na Unesc.
A partir desta terça-feira (29/7), a reitora em exercício da Universidade, Gisele Coelho Lopes, está recebendo prefeitos da região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) para uma integração com a instituição e a apresentação dos Planos de Desenvolvimento Municipal da Amesc, construído e organizado pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc. Neste momento, o encontro é voltado aos prefeitos que assumiram novos mandatos em 2025.
“A Universidade, entre 2022 a 2024, desenvolveu o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amesc. De lá para cá, depois de concluído o trabalho, nós passamos por processo eleitoral que envolveu a mudança de alguns prefeitos. A Unesc está recebendo agora os novos administradores eleitos, empossados este ano, para apresentarmos os planos dos seus municípios e começarmos juntamente com o executivo o processo de implementação”, explicou a reitora Gisele.
Conforme a reitora, além da apresentação dos planos, a visita tem como proposta aproveitar a oportunidade para apresentar toda a estrutura da Universidade como: às Clínicas Integradas de Saúde, o Centro Especializado de Reabilitação (CER) e o Parque Científico e Tecnológico (Iparque). “São equipamentos que vão ao encontro das necessidades dos municípios da nossa região e que estão disponíveis para serem utilizados em benefício da população”, acrescentou a reitora.
No encerramento da visita, no Iparque, o prefeito de São João do Sul, Bianchin agradeceu a recepção.
“Quero agradecer a nossa reitora Gisele e a todo o staff da Universidade pelo acolhimento. Saio daqui com o sentimento de que poderia ter conhecido melhor toda essa infraestrutura há mais tempo. Saio maravilhado com o que vi e com o que a Unesc proporciona para a região, e o que pode continuar proporcionando para os municípios especialmente”, salientou.
A gama de cursos e serviços oferecidos, conforme Bianchin, é surpreendente. “Agora é voltar para o município, planejar as principais ações, priorizar aquilo que é mais urgente e logo em seguida já vamos fazer o contato para que possamos usufruir de todo conhecimento que a Universidade oferece. São João do Sul vai ser parceiro e estaremos trabalhando juntos em prol da nossa cidade”, concluiu o prefeito.
Retomada dos trabalhos
“A retomada do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico do município de São João do Sul permite que sejam atualizadas as informações que foram levantadas de 2022, até agora. Hoje, iniciamos o Plano de Governança. Este plano contempla o suporte da Universidade para o município na forma de orientação àqueles atores do município que serão envolvidos na implantação dos projetos estratégicos”, explicou a gerente de Inovação e Empreendedorismo, responsável pelo Centro de Inovação Criciúma (CRIO) e integrante do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel.
Conforme Elenice, após esta etapa será formado um Conselho Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, responsável pelas questões estratégicas, as Câmaras Setoriais por eixo estratégico e depois um Comitê Gestor Municipal da Governança, que é a parte operacional. “Isso envolve todas as secretarias e é a garantia efetiva da implementação do Plano de Desenvolvimento de cada cidade”, acrescentou.
Ontem egresso, hoje secretário municipal
O secretário de Administração e Finanças do município, Richard Quadros Magno, egresso do curso de Administração da Unesc, ficou admirado com o crescimento da Instituição.
“Conhecia a Universidade, claro, mas não com tanto detalhamento da estrutura. Voltar à Universidade e ver o quanto cresceu é uma alegria porque o campus faz parte da minha história. Estou surpreendido e ao mesmo tempo alegre, no sentido de que hoje a Unesc oferece algo que é espetacular. Como secretário, na perspectiva da gestão, tivemos uma imersão em um leque de possibilidades que a Universidade pode nos ajudar, lá na ponta, lá no município, no atendimento à população, que vai facilitar o nosso trabalho”, avaliou Magno.
Iparque
A visita da comitiva foi encerrada nas dependências do LabsCidades, instalado dentro do Iparque, sendo recebida pelo diretor Renato Bastos, pelo gerente Fernando Marco Bertan e pelo coordenador do Labs Cidades, Jori Ramos Pereira.
Na visão do diretor do Iparque, sempre é importante receber autoridades que representam os municípios e o setor privado. “Nesses encontros, conseguimos dar uma amplitude, uma demonstração do leque de serviços que podemos oferecer para contribuir com o desenvolvimento dos municípios. É uma ação válida, que amplia o nosso horizonte. Será uma semana interessante com uma série de visitas. É a Unesc, sempre de portas abertas e nosso Iparque não seria diferente. Estamos passando por uma transformação importante de investimentos, de novos equipamentos, de qualificação de profissionais e de serviços ofertados”, comentou Bastos.
Também participaram da visita o vice-prefeito, Ismael Sant’Ana, e as secretárias de Assistência Social, da Educação e da Saúde: Carla Anacleto, Tatiane Canalli e Rejane Borba, respectivamente; além da assessora de Comunicação, Giselly Gomes.
Conheça com mais detalhes o Plano de Desenvolvimento Sócioeconômico de São joão do Sul, acessado o QR-Code abaixo: