
A equipe do Laboratório de Monitoramento de Emissões Atmosféricas do Parque Científico Tecnológico (Iparque) Unesc esteve em treinamento nesta semana, nos dias 8, 9,10 e 11 de abril, em formação visando o desenvolvimento de novas técnicas de amostragem em chaminés e aferição da concentração de material particulado, como: Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Nitrogênio (NOx), Óxidos de Enxofre (SOx), Fluoretos e Compostos Orgânicos Voláteis (VOC).
Conforme o diretor do Iparque, Renato Gaidzinski Bastos, o treinamento realizado é mais uma etapa fundamental de apoio a todos os investimentos que estão previstos para 2025.
“Nosso Parque Científico está dando um salto de qualidade por meio de investimentos em obras civis, novos equipamentos e acreditação de laboratórios. Todas essas ações visam qualificar o Iparque para a Extensão, projetos de pesquisa e também as demais atividades que são disponibilizadas aqui. É importante ressaltar que são equipamentos de altíssima tecnologia e que vem atender demandas da região Sul, como é o caso do Coletor de Poluentes Atmosféricos Gasosos (CPAG), o único na Extremo Sul Catarinense”, destacou o diretor.
Conforme a assistente de laboratório Mariane Cardoso Martins Carneiro, o treinamento dessa semana ampliou os conhecimentos da equipe sobre emissões atmosféricas com os equipamentos da empresa carioca Somar, especializada em monitoramento de qualidade do ar.
“Esses equipamentos, o CPAG e o Coletor Isocinético de Poluentes Atmosféricos (Cipa), nos auxiliarão na coleta de material particulado e fluoretos nas chaminés. Com a aquisição desses novos instrumentos, foi incluso o treinamento para que pudéssemos operar com mais precisão cada um. Atualmente nós já prestamos serviços de análises e amostragem em chaminé e o intuito é melhorar o expertise do time que faz essas coletas, gerando resultados ainda mais corretos e precisos. O objetivo da direção é a acreditação do nosso laboratório junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, explicou Mariane.
Ainda segundo a assistente de laboratório, não existem muitos exemplares do CPAG no Brasil, o que dá ainda mais destaque à implementação feita no Iparque. “O equipamento servirá para atender a região Sul, já que é uma solicitação dos nossos clientes que pedem essa análise e não têm quem a faça”, concluiu.
“O treinamento realizado envolve amostragem em chaminé, de poluentes atmosféricos, além de ensinamentos sobre compostos orgânicos voláteis e fluoretos. Já o equipamento Cipa, coletor isocinético, e o CPAG, para a coleta de compostos orgânicos voláteis utilizando resinas, auxiliam nos monitoramentos. Esse trabalho é feito por meio da coleta de três amostras por fonte para identificar e saber o impacto daqueles poluentes na atmosfera, avaliando se atendem aos limites estabelecidos pela legislação para cada parâmetro”, explicou o instrutor da empresa Somar, Alexandre Valle.
Durante o curso, foram colocados em operação experimental os novos equipamentos adquiridos com recursos de projetos contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Com isso, a partir de agora os técnicos do Iparque poderão atuar na amostragem de dutos e chaminés de diversas empresas na região, auxiliando no monitoramento e no desenvolvimento de sistemas de controle de emissões atmosféricas e, assim, evitando a contaminação do ar por emissões de gases em desacordo com a legislação brasileira.
Equipamentos:
Coletor Isocinético de Poluentes Atmosféricos (Cipa)
✓ Leitor de temperatura: 6 canais, sensor tipo K, precisão ≤1°C;
✓ Termopares: Tipo K, faixa de 0 a 1.200 °C;
✓ Manômetro: Manômetro duplo, de coluna inclinada, com precisão de ± 1%, escalas de 0 a 25/30 a 250 mmH2O;
✓ Gasômetro: Capacidade mínima de 0,02 m3/h, leitura máxima de 9999,99 m3 e mínima de 0,2 L;
✓ Vacuômetro: Escala de 0-76 cm Hg;
✓ Horâmetro: Exatidão de 0,001%;
✓ Tubo de pitot: Tipo S;
✓ Bomba de vácuo: Rotativa, com capacidade de 127 L/min;
✓ Poluentes monitorados: MP, SOx, SIP, Hg, CN, Cl/HCl, F/HF, NH3, D&F, SCOV.
Coletor de Poluentes Atmosféricos Gasosos – CPAG
Características:
✓ Bomba de vácuo: De diafragma, vácuo máximo de 509,6 mm Hg;
✓ Faixa de vazão: Até 4 L/min;
✓ Gasômetro: Próprio para baixa vazão. Leituras com alta resolução e mínima de 0,01 litros;
✓ Rotâmetro: Faixa de 0-4 L/min. Divisão de 0,2 L/min;
✓ Manômetro: Tipo Minihelic, de 100 mm H2O na escala e divisão mínima de 5 mm H2O;
✓ Indicador de temperatura: 6 canais, tipo K;
✓ Poluentes monitorados: SOx, COV, H2S, etc.