Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Iparque

Comitiva da CBA explora potenciais parcerias com a Unesc para desenvolvimento tecnológico e econômico 

Visitantes conheceram de perto potencial da Universidade para colaboração em projetos nacionais e internacionais (Fotos: Daniela Savi/ Agecom Unesc)

A Unesc recebeu nesta semana uma comitiva da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do grupo Votorantim. O objetivo do encontro, que iniciou na terça-feira (2/04) e se estendeu até quinta-feira (4/04), foi explorar possíveis parcerias para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região.

A empresa foi representada pela Engenheira de Minas Camila Botarro Moura; pelo Engenheiro Metalúrgico e coordenador de Desenvolvimento Tecnológico na empresa, Henrique Correa Dos Santos; e pelo Gerente Geral e Consultor de Tecnologia e Inovação em Mineração e Metalurgia, Adelson Dias de Souza. 

O grupo  foi recebido pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes; pelo pró-reitor de Administração José Otávio Feltrin; pelo coordenador do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) Roberto Bastos, além de professores pesquisadores, que conduziram a visita pelas instalações da Universidade, incluindo laboratórios, o Parque Científico e Tecnológico da Instituição (Iparque), além das Clínicas Integradas da Instituição e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS). 

Gisele contextualizou aos visitantes a importância da Unesc no cenário nacional e internacional, ressaltando que a Instituição está classificada entre as 20 melhores não-estatais do Brasil e entre as 150 melhores da América Latina, conforme a classificação no ranking internacional Times Higher Education, que avalia as Universidades em todas as suas missões, como Ensino, Pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais, baseado em 13 indicadores de desempenho

Durante o encontro na sala da reitoria, Gisele também mencionou a disponibilidade da Universidade para colaborar com empresas como a CBA, oferecendo a possibilidade de criação de laboratórios conjuntos e destacando a capacidade da Instituição em atender às necessidades de parceiros. 

“Temos 96 doutores e 500 estudantes de mestrado, além de mais de 400 projetos de Pesquisa em diversas áreas do conhecimento e com forte compromisso em inserir a ciência nas empresas”, disse, lembrando que nos últimos anos a Unesc tem buscado estreitar laços com o setor empresarial e uma das iniciativas neste sentido tem sido a integração dessas empresas dentro da própria Universidade. 

A Instituição já soma seis laboratórios neste modelo no campus, ou seja, espaços escolhidos pelas empresas para o desenvolvimento de tecnologia e a resolução de problemas complexos que afetam diretamente suas atividades.

“A ideia de estabelecer laboratórios conjuntos entre a empresa e a Universidade é promissora. Podemos discutir a instalação de um laboratório da Votorantim dentro da Universidade. Essa parceria não só impulsiona a Pesquisa e o desenvolvimento, mas também trará um reconhecimento social significativo”, comentou Gisele, reforçando ainda a oportunidade de parcerias, por meio do Centro de Inovação que será inaugurado em breve, como um espaço propício para o desenvolvimento de iniciativas nesse sentido. A CBA já tem uma parceria com a Universidade há mais de 10 anos.

 

Impressões

Durante a visita, os representantes da CBA puderam conhecer de perto a estrutura operacional da Universidade e compreender como a Instituição contribui para o desenvolvimento regional.

O coordenador de Desenvolvimento Tecnológico na CBA compartilhou suas impressões, destacando que o principal objetivo da visita foi estabelecer uma conexão mais estreita com a equipe parceira em projetos da CBA, além de conhecer de perto a estrutura universitária. “O que vimos foi que a Universidade é mais do que uma Instituição de Ensino Superior; é um pilar de desenvolvimento na sua comunidade local. Além de sua excelência acadêmica, a Universidade se destaca pelo seu compromisso em apoiar e fortalecer a comunidade ao seu redor”, disse Santos. 

Segundo Santos, a Instituição possui uma impressionante estrutura de pesquisa, com laboratórios modernos e centros de estudo avançados, que proporcionam um ambiente propício para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras e relevantes em diversas áreas do conhecimento. “A Unesc caminha para se consolidar como referência não apenas na formação acadêmica, mas também na produção de conhecimento científico de alto nível, que impacta positivamente na comunidade acadêmica e na sociedade”, comentou.

Conforme o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), Eduardo Junca, que acompanhou toda a trajetória, esse encontro representou um marco significativo na parceria de longa data entre o Iparque e a empresa. 

“Este encontro foi fundamental para fortalecer os laços. O principal objetivo da visita foi destacar a capacidade do Iparque em conduzir os projetos em andamento em colaboração com a CBA, além de demonstrar nosso potencial para novas iniciativas. A troca de conhecimento e experiências durante essa visita contribuirá para impulsionar ainda mais a colaboração entre ambas as partes, resultando em benefícios mútuos e avanços significativos no campo da Pesquisa e do desenvolvimento”,  avalia Junca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *