
Na segunda quinzena de setembro, a doutoranda pela Universidad Mar del Plata, Antonella Daira Padula esteve em visita à Unesc para conhecer pessoalmente o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia Humana e Conservação da Biodiversidade Marinha (GIPEMar), do qual é colaboradora . Acompanhada pelo coordenador do Grupo de Pesquisa e professor do curso de Ciências Biológicas, Rodrigo Machado, foram dois dias de importantes trocas de experiências.
Antonella desenvolve pesquisas para seu doutorado sobre o impacto da poluição do lixo marinho sobre os mamíferos marinhos, tendo como principais pontos de estudos a região costeira de Buenos Aires (Argentina) e o litoral Sul do Brasil. O projeto é intitulado El Impacto de los Desechos Antropogénicos en Mamíferos Marinos del Atlántico Sudoccidental.
Em sua passagem pela Unesc, Antonella apresentou suas experiências profissionais aos acadêmicos de graduação e pós-graduação vinculados ao GIPEMar. “A passagem de Antonella pela Unesc serviu de grande estímulo para os acadêmicos do grupo de pesquisa”, afirma Rodrigo.
O objetivo do GIPEMar é desenvolver pesquisas científicas a fim de compreender questões socioambientais e socioculturais por meio do conhecimento ecológico local de comunidades tradicionais relacionadas aos ambientes costeiros e marinhos no Oceano Atlântico Sul Ocidental. Além disso, se preocupa em compreender os impactos das atividades humanas na biodiversidade marinha e propor ações de manejo e conservação.