Stefanie Barbosa/Especial
A simulação clínica é uma técnica amplamente utilizada na área da saúde, especialmente em treinamentos de médicos, enfermeiros, entre outros profissionais da saúde. Ela envolve a recriação de cenários de cuidados de saúde, em que os profissionais podem praticar habilidades, tomar decisões e resolver problemas em um ambiente controlado, sem risco para pacientes reais.
Entre os objetivos da prática estão desenvolver habilidades técnicas e não técnicas; melhorar a comunicação e trabalho em equipe; aprimorar a tomada de decisão clínica; treinar ambientes seguros; treinar cenários de alta complexidade ou raros, entre outros. Essas simulações são usadas tanto para fins educativos quanto para a avaliação de competências dos profissionais de saúde.
Devido a relevância do assunto, na última terça-feira (3/12), a coordenadora do Centro de Simulação da Universidad del Alba, Marisol Arias Burgos, apresentou a palestra “Simulação clínica: oportunidade de treinamento e melhoria contínua de processos, para um atendimento de qualidade e segurança aos nossos usuários”. O evento ocorreu na Unesc e contou com a participação de acadêmicos e profissionais da área da saúde.
Marisol faz parte da segunda comitiva de chilenos que está na Unesc para aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). “Ficamos honrados com todo o carinho que recebemos. Estar aqui é aprender de diferentes formas e levar para casa novos contatos e novas formas de ver e fazer as coisas. Tenho certeza de que, com todo o aprendizado que estamos tendo aqui em Criciúma, poderemos voltar ao Chile com as ferramentas necessárias para entregar à população uma atenção primária de excelência”, afirma.
Intercâmbio de conhecimentos
Ao todo, são 119 estudantes, divididos entre profissionais da saúde de nível auxiliar e técnico. Os cursos “Modelo de Atenção com ênfase em gestão comunitária e promoção da saúde, sistema de saúde como determinante social da saúde” e “Formação e Aperfeiçoamento com Ênfase em Gestão Comunitária e Promoção da Saúde, Participação Comunitária e Intersetorial”, fazem parte do projeto Unesc Level e são fruto de uma parceria internacional com a Universidade Corporativa Luces, a empresa Atom Capacitaciones e a Universidad del Alba, do Chile. A proposta busca nutrir o intercâmbio de conhecimentos entre os países.
Atualmente, a Unesc possui mais de 50 acordos internacionais, sendo reconhecida com o 1º lugar no estado e a 14ª colocação entre as Universidades não estatais no Brasil em Internacionalização, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF).