
A edição 2026/1 do Programa de Formação Permanente para Docentes da Unesc, um dos mais importantes momentos do calendário voltado ao corpo docente, ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro. A ação reunirá centenas de professores em diversas atividades formativas, com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas e promover a atualização continuada. A programação inclui desde a palestra de abertura “Entre Afetos e Aprendizagens” até oficinas sobre inteligência artificial, ferramentas digitais e estratégias para a permanência estudantil.
“Vivemos novos tempos, com desafios complexos e muitas oportunidades, sobretudo diante do perfil das novas gerações. Os conflitos geracionais fazem parte desse cenário e impactam tanto a didática quanto as relações entre professores e estudantes. Estar preparado para esse diálogo é fundamental para uma educação que seja humana, sensível e, ao mesmo tempo, academicamente rigorosa. É assim que seguimos reafirmando o nosso compromisso com uma universidade que transforma vidas por meio do conhecimento e do cuidado, Gisele Silveira Coelho Lopes.
“Este é um momento muito importante para o nosso corpo docente e para toda a comunidade acadêmica. A Formação Permanente da Unesc carrega a marca da excelência institucional e é pensada com cuidado, intencionalidade e responsabilidade, sempre com temas atuais e ministrantes qualificados. Ao dedicar esse tempo à troca de experiências e ao aprendizado coletivo, especialmente neste período que antecede o início das aulas, fortalecemos não apenas as práticas pedagógicas, mas também o sentido de pertencimento e do compromisso de ser docente”, acrescenta Gisele.
A abertura oficial ocorrerá na próxima terça-feira (10/2), às 19h, com a palestra “Entre Afetos e Aprendizagens: Construindo Relações Saudáveis na Universidade Contemporânea”. A atividade propõe uma reflexão sobre as dimensões afetivas no ensino superior, abordando empatia, comunicação, diversidade e saúde mental para a construção de ambientes educacionais mais inclusivos e humanizados. A conferência marca o tom da formação, que busca equilibrar inovação tecnológica com o desenvolvimento das relações pedagógicas.
Já na quarta e quinta-feira (11 e 12/2), os docentes poderão escolher entre mais de 20 oficinas, cursos e grupos de estudo com horários distribuídos entre manhã, tarde e noite. Entre os destaques estão o workshop “Ferramentas de IA para Educação”, a atividade “Gestão do Cuidado e Relações Raciais” e o curso “Aprendizagem Baseada em Projetos”. Temas como a curricularização na EAD, o uso do Canvas e as novas diretrizes do Enade também compõem a grade, atendendo às demandas atuais do Ensino, Pesquisa e Extensão.
Conforme a pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Fátima Giacomazzo, o Programa de Formação Permanente é uma iniciativa contínua da Unesc, com ênfase nos períodos que antecedem cada semestre letivo.
“A edição de fevereiro é um espaço estratégico para o aperfeiçoamento pedagógico, a integração tecnológica, o desenvolvimento pessoal e profissional, a troca de experiências e a preparação dos professores para os desafios do ano letivo de 2026, que se inicia na semana seguinte ao evento. A formação permanente tem impacto direto na excelência do ensino, na aprendizagem e na inovação dentro das salas de aula, reforçando o papel transformador da Unesc na sociedade”, destaca.
Com essa iniciativa, de acordo com Graziela, a Instituição reafirma sua posição como referência em educação superior, alinhada às demandas do presente e às aspirações do futuro. “Contamos com a participação de todos para que possamos iniciar o semestre alinhados e em sintonia dentro das melhores práticas de ensino”, pontua.
As inscrições nas atividades devem ser realizadas por meio da plataforma Even, utilizando o link https://www.even3.com.br/programa-de-formacao-permanente-20261-673250/.
Programação:
Terça-feira (10/2):
19h às 22h: Palestra de Abertura – Entre Afetos e Aprendizagens: Construindo Relações Saudáveis na Universidade Contemporânea.
Quarta-feira (11/2):
9h às 10h: Mesa Digitalizadora;
9h às 10h: Quando o Aluno não Aprende e o Professor Sofre: Decifrando o que está por trás das Dificuldades Acadêmicas;
10h às 11h30: Curricularização nos Cursos à Distância e Semipresenciais;
13h30 às 16h30: Ferramentas Interativas do CANVA;
14h às 16h: Aprendizagem Baseada em Projetos;
16h às 18h: O Vínculo Pedagógico no Ensino Superior como Estratégia para a Permanência e Retenção dos Estudantes;
16h às 18h: Qualidade no Coletivo: o ENADE e a Força das Boas Práticas Institucionais;
16h30 às 18h: Estudo Novo Marco Regulatório EAD;
19h às 21h: Gestão do Cuidado e Relações Raciais: o Pacto da Branquitude e o Autocuidado como Estratégia de Sobrevivência e Resistência;
19h às 21h: O Professor na Videoaula;
19h às 21h: Pesquisa: Plataforma Lattes.
Quinta-feira (12/2):
10h às 11h30: Ferramentas de IA para Educação;
14h às 16h: Conexões Inovadoras Entre a Graduação Multi e o Ecossistema de Inovação da Unesc;
14h às 16h: Workshop – Caminhos da Graduação Multi: Cocriação de Práticas Pedagógicas;
16h às 18h: Explorando Recursos do AVA Graduação Multi;
16h às 18h: Pedagogias (in)surgentes: Formação Docente a Partir de bell hooks;
19h às 21h: Aprendizagem Baseada em Projetos;
19h às 21h: Convivência e Apoio: Orientações para Trabalhar com Estudantes com Quadros Psíquicos Complexos e Condições Atípicas de Neurodesenvolvimento;
19h às 21h: Metodologias de Ensino e Estratégias Pedagógicas;
19h às 21h: O Vínculo Pedagógico no Ensino Superior como Estratégia para a Permanência e Retenção dos Estudantes.

Durante os 26 anos em que fui professora na UNESC, nunca perdi uma única atividade do Programa de Formação Permanente dos Professores. Ele nos propícia atualização profissional continua sem gastos com viagens, hotel, alimentação e outros e palestrantes excelentes. Queridos colegas, aproveitem essas oportunidades.