
A força, a disciplina e o espírito de superação estiveram presentes mais uma vez no Ginásio José Antônio Carrilho, da Unesc, neste sábado (18/10), durante a Copa Criciúma de Karatê. O evento, realizado pela Associação Criciumense de Karatê (ACK) com apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME), Unesc e Sociedade Recreativa Mampituba, integrou as comemorações pelos 100 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma e reuniu cerca de 120 atletas de diferentes cidades da região.
Além do caráter esportivo, o evento também foi uma oportunidade de aprendizado para os acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc. Ao todo, cerca de 50 estudantes participaram da organização do evento como parte da curricularização da Extensão. “Essas experiências aproximam os acadêmicos da realidade. Eles veem crianças e adolescentes lutando de verdade, o que dá outra dimensão ao aprendizado. A vivência prática transforma o olhar do futuro profissional”, salienta o professor da disciplina de lutas, Rômulo Luiz da Graça.
De crianças a adultos experientes, os caratecas mostraram no tatame que o esporte vai além da competição, sendo formação e disciplina. “Assim como tantas modalidades que possuímos na Fundação, o Karatê tem uma importância muito grande. Temos professores dedicados e uma parceria sólida com a Universidade”, comenta a presidente da FME, Robinalva Ferreira.
Para o presidente da Associação Criciumense de Karatê, João Cândido, o sucesso da competição é resultado do trabalho coletivo. “É um privilégio conduzir um projeto com tantos professores comprometidos e o apoio de instituições que acreditam no Karatê. A parceria com a FME e com a Unesc é essencial”, afirma.
- Competição mobilizou mais de 120 caratecas, familiares, acadêmicos e professores . (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)