
O curso de Ciências Contábeis da Unesc abriu oficialmente a 32ª Semana Acadêmica. A edição é especial, pois integra a programação que celebra os 50 anos da graduação. Para marcar o início das atividades, os acadêmicos lotaram o Auditório Ruy Hülse para assistir ao stand-up “Contabilizando Revoltas”, comandado pelo personagem “Contador Revoltado”, interpretado por Lucas Lima.
A proposta, conforme a coordenadora, Andréia Cittadin, foi oferecer um presente aos estudantes, já que o “Contador Revoltado” faz sucesso na internet e apresenta, de maneira leve e com humor, o dia a dia e as dificuldades da profissão. “O profissional está entre o cliente e o governo, precisa resolver problemas e atender a todas as demandas. Acreditamos que o show seria um momento de descontração, e realmente superou as expectativas”, citou.
Para o criador do personagem, a apresentação na Unesc teve uma energia especial. “Foi sensacional. Geralmente faço shows para um público misto, mas aqui foi só para alunos, que já sentem desde cedo o peso da profissão. Brincamos com isso, mas também levantamos a bandeira da valorização da classe, para que empresários enxerguem o que o contador faz nos bastidores e deem mais reconhecimento. Muita gente associa apenas a imposto de renda ou obrigações fiscais, mas o contador é peça-chave nas reformas tributárias, na análise de resultados e no crescimento das empresas”, afirmou Lucas.
Programação
A programação da Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis teve sequência nesta terça-feira (23/9), com a 2ª edição do evento Reestruturação Empresarial em Debate – Soluções para Crise, realizado em parceria com o escritório FN&C Advogados. O painel reuniu o advogado Cristiano Antunes Rech, especialista em recuperação de empresas; o contador e consultor empresarial Valcir Mantovani; e o diretor de Administração e Finanças da Vanelise Confecções, Rodrigo Camilo.
“Cada empresa, cada setor, cada contexto exige estratégias próprias. Trazer para a academia essa discussão, que o mercado exige, é fundamental para a formação acadêmica. Isso nos mostra como a atuação do contador é indispensável, tanto no setor público quanto no privado, sendo ele o elo capaz de compreender e aplicar as normas legais nas organizações. Exemplos concretos de reestruturação empresarial, a antecipação de sinais de crise, o envolvimento estratégico dos colaboradores e a busca por uma reestruturação sustentável são o mote do momento”, relatou a diretora de Extensão e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh, que representou a reitoria na abertura do evento.
Nesta quarta-feira (24/9), o evento contará com workshop da Thomson Reuters e empresários contábeis sobre a Reforma Tributária. O encerramento será na quinta-feira (25/9), com minicursos em diferentes áreas da Contabilidade, consolidando o espírito de atualização, networking e celebrações que marcam o cinquentenário do curso.
“Foram abordados os aspectos contábeis, práticos e jurídicos da reestruturação empresarial, incluindo ferramentas como a mediação antecedente e mecanismos de recuperação judicial e extrajudicial”, detalhou Andréia