Eventos

Capacitação reúne agentes do SC Mais Inovação na Fiesc
e reforça a importância do programa para
o desenvolvimento catarinense

Reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes acompanhou abertura do dia de atividades em Florianópolis(Fotos:Divulgação/Agecom/Unesc)

Agentes de inovação de todas as regiões do Estado participaram nesta segunda-feira (18/8) de um dia inteiro de capacitação na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). A Unesc, uma das idealizadoras do projeto, foi representada pela reitora em exercício, Gisele Coelho Lopes, que fez questão de estar em Florianópolis para prestigiar a capacitação.

Gisele reforçou o papel das universidades na construção desse futuro. “As instituições de ensino superior comunitárias estão comprometidas com o capital técnico e científico, participando diretamente da promoção do desenvolvimento catarinense ao lado do setor produtivo e do poder público”, afirmou.

A recomendação da reitora em exercício foi de que a equipe envolvida no trabalho, que é estratégico para o desenvolvimento do estado, busque incessantemente o conhecimento. “Além do que aprenderão hoje, não cansem de buscar mais e mais aprendizado. Vocês representam grandes instituições como a Unesc, o Estado de Santa Catarina, o Programa, a Acafe, agora a Fiesc e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) também, ou seja, levam grande responsabilidades e têm nas mãos uma oportunidade gigante de fazer parte de um projeto histórico para a inovação do estado”, pontuou.

O encontro promovido pelo Programa SC Mais Inovação, reforçou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento equilibrado dos municípios. “Santa Catarina tem pressa, como diz o governador Jorginho Mello. Temos um ano e meio para fazer um trabalho incrível e colocar o Estado onde ele merece estar”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy.

Segundo o secretário, apesar dos índices positivos que posicionam Santa Catarina entre os melhores estados do Brasil em segurança, educação, expectativa de vida e ambiente econômico, ainda há desigualdades que precisam ser enfrentadas com urgência. “Ao mesmo tempo em que temos excelentes indicadores, ainda existem pessoas vivendo em extrema pobreza e casas sem banheiro. Isso não combina com Santa Catarina. Nossa missão é identificar nossos potenciais e também as fraquezas para melhorar a vida em todas as regiões de A a Z”, completou.

Uma nova fase do programa também foi anunciada com o reforço de novos agentes, viabilizado por meio de aporte do BRDE. “Os novos agentes do programa, que chegaram com o apoio do BRDE, vão levar mais oportunidade, mais fomento e mais desenvolvimento para Santa Catarina”, pontuou o diretor da instituição, João Paulo Kleinubing.

Para o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, o envolvimento da indústria é fundamental para que o estado continue liderando os indicadores de competitividade. “A Fiesc está presente na vida de todas as pessoas e queremos estar ainda mais presente no processo de evolução do desenvolvimento e da inovação em Santa Catarina”, destacou.

O SC Mais Inovação é um programa do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, executado pela Associação Catarinense das Funcações Educacionais (Acafe) e completa dez meses de atuação com presença em 90% dos municípios catarinenses, apoiando projetos locais, promovendo conexões entre governo, academia e iniciativa privada, e qualificando agentes para fortalecer os ecossistemas regionais de inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *