
A Unesc marcou presença no 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, realizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande Sul, recentemente. Quem representou a Universidade foi o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unesc (PPGCA), professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes. Além dele, estudantes e egressos participaram da ação por um período de quatro dias.
O congresso foi organizado por meio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e ocorreu em paralelo com a programação da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (FIEMA Brasil), uma feira focada em tecnologia e inovação no conhecimento em meio ambiente, promovida pela Fundação Bento Gonçalves Pró-Ambiente (Proamb). As discussões gerais desta edição ocorreram em torno do tema “Sustentabilidade, Resiliência e Inteligência: Alinhando Desenvolvimento e Responsabilidade Global”, com ênfase em soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos, como os causados pelo aquecimento global.
Bezerra foi um dos palestrantes no primeiro dia do evento durante mesa redonda que teve como tema “Governança de Recursos Hídricos na Previsão e Prevenção de Impactos”. Além desta participação, o professor, juntamente com estudantes, e egressos do PPGCA e do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária também apresentaram diversos trabalhos científicos resultantes dos projetos de pesquisa concluídos recentemente. Entre eles alguns que foram resultados do projeto de pesquisa Profor Águas Sul, no qual a Unesc atuou enquanto entidade executiva em um Programa Estadual de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, com financiamento e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina (Semae).
Sobre a Fiema
Com representantes das Américas, a 10ª edição da Fiema Brasil em 2025 contribuiu para o estabelecimento de novas parcerias e o fortalecimento da colaboração e o compartilhamento de boas práticas internacionais em gestão ambiental.
Para isso, contou com palestras, trabalhos técnico-científicos e participação de especialistas de diferentes partes do mundo e buscou promover a resiliência e o uso de tecnologias inteligentes para reduzir vulnerabilidades, tendo a contribuição científica da Unesc.
“A participação neste evento permitiu compartilhar a nossa experiência de dois anos no desenvolvimento e execução de um projeto inovador no Brasil em termos de gestão e governança das águas, na qual chamamos de Projeto Profor Águas Sul. Ele configura-se como uma contribuição significativa para a agenda de propostas preconizadas no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Nações Unidas (ODS)”, ressalta o professor.