
A 23ª Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da Unesc teve início na noite desta segunda-feira (5/5), com palestra da reitora Luciane Bisognin Ceretta. O evento, que ocorre durante toda a semana, tem como tema central: “Saúde planetária: desafios e protagonismo da Enfermagem, saúde mental e bem-estar profissional”, e reúne acadêmicos, docentes e profissionais da área para debater temas essenciais da atualidade.
Com a palestra “Liderança humanizada como estratégia para as organizações de saúde”, Luciane enfatizou a importância do autoconhecimento, do cuidado com os profissionais da área e da liderança como ferramenta de transformação no contexto da saúde. “O autoconhecimento é uma porta para o sucesso. Temos facilidade em enxergar nossas virtudes, mas, por vezes, relutamos em reconhecer nossas fragilidades. É justamente quando conseguimos identificar esses pontos que chegamos a outro patamar”, afirmou.
Ela reforçou que a liderança, especialmente no campo da Enfermagem, não é uma fórmula pronta, mas uma construção diária. “O enfermeiro e a enfermeira têm uma formação sólida em gestão e podem ser grandes agentes de transformação. Liderar é uma arte que desenvolvemos todos os dias, seja na gestão direta ou no cuidado com o paciente”, completou.
Durante a fala, a reitora promoveu reflexões sobre a saúde mental dos profissionais de Enfermagem. “Quem cuida de quem cuida? Essa pergunta, embora pareça simples, traz uma profunda provocação. Muitas vezes esperamos que outros cuidem de nós, mas a responsabilidade começa conosco. Somos cuidadores, e isso exige que sejamos também cuidadores de nós mesmos e de quem está ao nosso lado”, falou.
Amplos debates e muitos aprendizados
A programação da Semana Acadêmica segue até sexta-feira (9/5), com diversas atividades voltadas ao fortalecimento da atuação da Enfermagem frente aos desafios da saúde global, da saúde mental e da valorização profissional.
“O curso de Enfermagem da Unesc busca, desde a implementação em 2001, formar enfermeiros e enfermeiras, protagonistas, que efetivamente transformem os lugares de trabalho que ocupam. Essa jornada me parece que é um desses bons exemplos de promover maneiras diferenciadas de formar os novos profissionais. O curso obteve Conceito 4 no Enade, um reconhecimento que reforça a qualidade construída coletivamente ao longo dos anos”, citou a reitora.
Durante a abertura da Semana Acadêmica, a coordenadora do curso, Valdemira Dagostin, enfatizou o trabalho da organização. “Se hoje está tudo perfeito é devido ao trabalho dos professores e acadêmicos que fazem parte da Comissão Organizadora. Esta semana foi preparada com muito carinho e cuidado a partir de todo o levantamento realizado junto aos estudantes”, comentou.
O evento, que continua nesta terça-feira (6/5), abordará temas cruciais relacionados à saúde mental e ao bem-estar profissional, reconhecendo que o cuidado com o outro começa pelo cuidado consigo mesmo. A valorização da saúde dos profissionais de enfermagem será destacada como um pilar para garantir uma prática mais segura, ética e humanizada, especialmente em tempos de desafios crescentes na área da saúde.
“Parabéns à coordenação do curso pela realização de mais uma Semana Acadêmica de Enfermagem. Com certeza será mais uma edição linda. E ela está ainda mais especial porque foi construída com a participação ativa dos nossos estudantes, que escolheram os minicursos. Isso mostra como a coordenação está sempre em diálogo conosco”, falou o presidente do Centro Acadêmico (CA), Hugo Nascimento.
Programação
A programação conta com palestras, mesas-redondas interativas, oficinas práticas, apresentações de trabalhos acadêmicos e momentos de integração que visam conectar diferentes gerações de profissionais e estudantes.
“O tema desta edição não é, de forma alguma, fora de contexto. Muito pelo contrário: é urgente e necessário. Nosso planeta mudou e nós, como enfermeiros e enfermeiras, precisamos cada vez mais estar unidos e conscientes sobre quais movimentos devemos fazer diante desses desafios, inclusive em relação ao cuidado com o outro e com o planeta, que também adoece”, comentou a vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Seção Santa Catarina, e professora da Unesc, Fabiane Ferraz.
A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC), Maristela Azevedo, agradeceu a Unesc pela acolhida e parabenizou pela organização do evento. “Nos sentimos bem na Unesc e nesta semana conversaremos muito sobre Enfermagem”, citou.
A programação completa da 23ª Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da Unesc pode ser conferida no link: https://www.even3.com.br/xxiii-semana-academica-de-enfermagem-unesc-531812/.
- Evento chega à 23ª edição com programação intensa e reflexões sobre liderança humanizada, bem-estar profissional e os desafios da saúde planetária. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)