O Ginásio de Esportes José Antônio Carrilho, da Unesc, recebeu no fim de semana o 1º Festival Unesc de Judô, que reuniu atletas, professores, familiares e público em geral para assistir competições amistosas, apresentações e atividades voltadas para o desenvolvimento do esporte e integração da comunidade.
Com a participação de 102 atletas com idade entre três e 13 anos de idade, o coordenador do curso de Educação Física da Universidade, Joni Márcio de Farias, enfatiza que a iniciativa é mais uma atividade de curricularização da Extensão, desta vez por meio da disciplina de Lutas. “Foi considerado um grande evento que reuniu muitas associações de Criciúma e Tubarão. Uma ação muito boa, com a presença de muitos pais também. É mais uma oportunidade que coloca a Extensão no currículo dos estudantes que contribui com a prática dos conhecimentos adquiridos na disciplina”, relata.
A curricularização da Extensão no curso de Educação Física envolve os estudantes na organização de eventos para a comunidade, como é o caso do Festival Unesc de Judô. A Associação das Academias e Escolas de Criciúma e a Associação do Sul de Santa Catarina, que inclui as academias de Tubarão, estiveram presentes no evento.
O professor da disciplina, Romulo Luiz da Graça, revela que o festival foi elaborado pelos acadêmicos da segunda fase do curso de Educação Física e contou com a participação de todos desde o início da proposta. “Eles estiveram envolvidos desde a elaboração do projeto até a organização e execução do evento”, fala.