A nova piscina semiolímpica do Complexo Esportivo da Unesc será palco, mais uma vez, de uma verdadeira celebração da resistência e do espírito esportivo nos dias 26 e 27 de outubro, quando atletas de todo o estado mergulharão em mais uma edição do Desafio 24 Horas de Natação.
Em uma maratona aquática que une gerações, o evento promete transformar cada braçada em um convite à superação com participantes de todas as idades, de jovens promissores a experientes nadadores, divididos nas categorias “Performance” e “Saúde”.
O professor e idealizador da iniciativa, Luciano Acordi enfatiza que, além de ser uma oportunidade de superação pessoal e coletiva, o evento carrega consigo o propósito de promover a saúde e o bem-estar. “A prática esportiva é reconhecida como uma aliada fundamental na melhoria da qualidade de vida ao auxiliar na prevenção de doenças crônicas, além de proporcionar ganhos significativos na saúde mental. O Desafio 24 Horas incentiva a adoção de hábitos saudáveis e o engajamento em atividades físicas ao mostrar que a prática regular de esportes é acessível a pessoas de todas as idades e condições físicas”, ressalta.
Integração
O Desafio 24 Horas de Natação é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA) com a parceria dos cursos de Educação Física e Psicologia da Unesc.
“O evento promove a integração entre a Instituição e a comunidade ao reforçar a importância de espaços universitários como centros de desenvolvimento não só acadêmico, mas social e cultural. Em um ambiente em que o esporte e a saúde são colocados como prioridades, a Unesc reafirma o compromisso com a formação integral dos estudantes e com o bem-estar da sociedade como um todo, sendo que o Desafio 24 Horas de Natação promete ser mais um marco nessa trajetória”, relata.
O GPEAA é um grupo de pesquisa que desenvolve projetos de extensão e pesquisa na Universidade, que trabalha com diversas faixas etárias com foco em questões relacionadas à saúde física e mental. Entre os projetos, destacam-se as atividades voltadas ao tratamento e estudo de doenças como diabetes, hipertensão, depressão e TDAH por meio de atividades aquáticas.
“Para os acadêmicos do curso de Educação Física, o evento representa a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula. Ao participarem da organização e do suporte durante a atividade, eles têm a chance de aplicar os conhecimentos na área prática da natação e acompanhar como um evento desse porte acontece. A experiência enriquece a formação acadêmica e permite que os futuros profissionais tenham contato direto com os desafios e as dinâmicas do ambiente esportivo”, acrescenta Acordi.
Inscrições
As inscrições para o desafio podem ser feitas até segunda-feira (21/10). Para garantir a vaga, os interessados devem entrar em contato com o GPEAA por meio do perfil no Instagram: @gpeaaunesc, pelo e-mail gpeaaunesc@gmail.com ou ainda pelo WhatsApp (48) 3431-4553.