Com objetivo de promover a internacionalização de Santa Catarina por meio da conexão entre pesquisadores; docentes; estudantes; profissionais e empreendedores, a Unesc recebeu, nesta quarta-feira (2/10), a primeira edição do Connect SC, evento promovido pelo curso de Administração e Comércio Exterior.
São dois dias de painéis e palestras, sendo que a apresentação que abriu a iniciativa foi conduzida pela presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maitê Bustamante.
Ao reunir diferentes atores do ecossistema de inovação, o evento visa difundir conhecimento em diversas áreas e impulsionar a produção e disseminação de pesquisas que fortaleçam a inovação, gerem novos saberes e estabeleçam parcerias estratégicas.
“Recebemos o fomento da Fapesc para realizar o evento nestes dois dias, o que demonstra a qualidade da programação e como a Unesc também está inserida na comunidade. Temos a participação aqui da Fiesc, na pessoa da doutora Maitê Bustamante, que é a presidente da Câmara de Comércio Exterior da entidade. Temos ainda a participação da IDB do Brasil, uma das maiores redes de Santa Catarina”, relatou o coordenador do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), Julio Cesar Zilli.
Ao reunir diferentes atores do ecossistema de inovação, o evento, que ocorre continua nesta quinta-feira (3/10), visa difundir conhecimento em diversas áreas e impulsionar a produção e disseminação de pesquisas que fortaleçam a inovação e estabeleçam parcerias estratégicas.
“O curso de Comércio Exterior completa 25 anos e foi pensado no fim da década de 1990 para cobrir a lacuna de internacionalização das empresas na época. No ano passado, nós chegamos a mil egressos e o Peiex impulsionou a demanda. Grande parte dos acadêmicos que estão no início do curso já entraram aqui com essa iniciativa funcionando”, comentou o coordenador do curso, Edson Firmino.
Além da palestra “Ecossistema de Internacionalização de Santa Catarina”, proferida por Maitê Bustamante, a noite dessa quarta-feira contou com o painel “Perspectivas e oportunidades no contexto dos negócios internacionais”, que teve mediação do pelo Head de Marketing, Pessoas e ESG, Khaled Salama e os painelistas Erick Isoppo, da IDB do Brasil Trading e Marcelo Arruda, da BellaArt Décor.
Já nesta quinta-feira (3/10), ocorre a palestra “Propriedade Intelectual para a Gestão da Inovação em negócios globais”, de Araken Lima, do INPI de Florianópolis, além de um talk show com o tema “Desafios e potencialidades para a internacionalização de empresas catarinenses”, que acontece a partir das 20h30min.
Maitê Bustamante lembrou que Santa Catarina representa 1,1% do território nacional, 3,7% da população nacional e 4,8% do Produto Interno do Bruto (PIB), do Brasil. “Os números nos trazem alguns significados como, por exemplo, de que estamos em pleno emprego pelo quinto ano seguido. Possuímos a menor taxa de informalidade de todo o país: 0,99%”, relatou.
Sobre as exportações catarinenses, a palestrante lembrou que o país para o qual Santa Catarina mais vende é os Estados Unidos, além de explicar a forma como o Sistema Fiesc atua.