Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
CRIO

Unesc encerra o segundo ciclo do PEIEX

Programa reuniu empresas participantes e premiou os destaques do ciclo (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

O Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em Criciúma e Polo em Lages apresentou na noite desta terça-feira (24/09), no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO), os números de encerramento do segundo Ciclo do Núcleo Operacional, iniciado em 2022, qualificando cerca de 155 empresários do Extremo Sul e da Serra catarinense.

O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)  em parceria com a Unesc, por meio do Laboratório de Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (Genint), com o objetivo de oferecer formação gratuita para gestores de empresas de pequeno, médio e grande porte, visando a inserção no mercado internacional.

Conforme destacou o coordenador do PEIEX na Unesc, Julio Cesar Zilli, o Programa já existe há mais de cinco anos e caracteriza-se como um convênio de cooperação técnica e financeira que a Universidade e a ApexBrasil mantêm para a promoção comercial com foco na internacionalização dos negócios.

“Nós atendemos nesse segundo ciclo, 155 empresas, sendo que neste período do Programa, iniciado em 2019, já habilitamos cerca de 300 empresas para o comércio exterior. Dessas 155 empresas atendidas, aproximadamente 40 conseguiram se inserir no mercado internacional. Hoje estamos socializando com a comunidade os resultados finais. Considero o saldo muito positivo”, comentou Zilli.

O coordenador do programa também descreveu as atividades que são desenvolvidas durante a qualificação.  “A exportação é todo o processo comercial que se faz dentro das empresas. Por meio de uma trilha de conhecimento, orientamos em como prospectar um cliente internacional, como precificar um produto para exportação, como liberar esse produto no aduaneira, como o cliente vai receber lá fora e como fazer a promoção comercial desta empresa perante o mercado internacional. É uma trilha de conhecimento que valida os diversos departamentos como o logístico, administrativo, comercial e até o financeiro”, concluiu.

Desenvolvimento

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, acompanhou toda a apresentação do coordenador. “Fiquei atentamente assistindo os números que são impactantes. Quando olhamos para trás, vemos o quanto vale a pena acreditar em causas tão nobres como essa. E quando se fala da seriedade do trabalho que é desenvolvido, não tenho dúvida o quanto isto significa muito para mim, pois tem a digital comunitária da Unesc. Nosso compromisso é estar na comunidade e somar esforços para que todos os projetos que passam por nós tenham êxito. Acreditamos que uma cidade desenvolvida passa pela presença de uma universidade comprometida com o desenvolvimento social, econômico e político”, frisou a pró-reitora.

De mãos dadas

Gisele ainda destacou a importância da união para o sucesso dos resultados do PEIEX. “Como é importante, a mesma Universidade se conectar com todas as entidades que fazem a cidade acontecer. A Unesc de mãos dadas e caminhando junto com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), com o  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e com a ApexBrasil. Quero parabenizar toda a equipe do Programa e sobretudo todas as empresas que participaram. Quando abrimos as portas para o conhecimento, algo novo acontece, tudo muda”, finalizou.

Ciclo relevante

O gestor do convênio PEIEX/Unesc, José Mendes, considerou muito valioso esta edição do projeto. “Esse foi um ciclo bastante relevante para nós enquanto a ApexBrasil, bem como para o Programa. Conseguimos cumprir com eficiência a meta estabelecida inicialmente e não apenas por cumprir metas, mas, sobretudo, de gerar assertividade na qualificação das empresas que foram apoiadas ao longo desses 24 meses de atendimento. Temos colecionado bons cases e isso nos deixa bastante animados em dar continuidade e já garantir a manutenção do nosso convênio com o estado e sobretudo com a região de Criciúma e Lages ao longo dos próximos anos, que já está em andamento a estruturação”, avaliou José.

Representando a Fiesc, a presidente da Câmara de Comércio Exterior da instituição, Maria Teresa Bustamante, mais conhecida como Maitê, destacou que foi uma honra participar de um encerramento de mais um ciclo em Criciúma. “Isto reflete o crescimento da extensão de qualificação da pequena e média empresa no comércio exterior. E está intimamente aliado ao nosso programa de internacionalização da Fiesc, que vem desde 2018 colaborando fortemente com os Conselhos Consultivos de todos os cinco programas que são operados no estado de Santa Catarina, voltados justamente a promover a inserção da pequena e média no mercado internacional”, destacou a presidente.

Importância significativa

A assessora de projetos da Acic, Valéria de Araújo, salientou que o PEIEX tem demonstrado uma importância significativa para Criciúma e região, fomentando essa pauta tão importante que são os negócios internacionais. “A nossa região tem muito potencial e temos ainda poucas empresas parceiras ou que participam dos negócios internacionais. Nós queremos fomentar essa cultura, estimular essas empresas a se inserirem, porque isso traz benefícios não só para o mercado externo, mas também para uma qualificação das empresas para o mercado interno. O PEIEX, na figura dos professores Zilli e da Janine Cunha de Borba, também são parceiros da Acic no grupo de trabalho a respeito de negócios internacionais. A Acic sempre atenta às pautas que geram desenvolvimento para para Criciúma e região e trabalha também um dos eixos que é o negócio internacional”, disse a assessora.

Dentro do cerimonial de encerramento do Ciclo do Núcleo Operacional, os responsáveis pelo Peiex realizaram a entrega de o certificado da Promoção Comercial Internacional, para seis empresas que se destacaram nas categorias: ESG-Sustentabilidade; Empreendedorismo Feminino,Inovação, 1ª Exportação, Promoção Comercial e Engajamento Empresa Nucleada.

Destaque

A As​sociação de Meliponicultores do Eixo Sul (Amelsul), foi destaque no evento, recebendo o certificado de Engajamento Empresa Nucleada. Representada pelo presidente Mano Souza e pelo técnico responsável Marcelo Passos Gonçalves, a Associação foi convidada a participar do Peiex, para exportar o mel de abelha nativa sem ferrão. 

“Isso de uma certa forma nos promoveu a quebrar alguns paradigmas para entender mercado, formar produtores, adequar produto, embalagem e viabilizar de fato a exportação do nosso produto. Essa provocação e formação nos deu alguns títulos: somos a primeira empresa de Santa Catarina a buscar o Serviço de Inspeção Federal (SIF) de mel de abelha nativa sem ferrão. A primeira a aplicar um produto de própolis de mel de abelha nativa sem ferrão. A primeira a ter uma colocação na feira estadual em 23 anos. É a primeira vez que há a oportunidade para apresentar o produto na feira estadual. Nos preparamos para a exportação, com os rótulos traduzidos para o mercado internacional que nos propiciou uma colocação muito boa à frente desta feira”, ressaltou Marcelo.

Empresas destaque:

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *