O projeto de curricularização da Extensão da Unesc realizou na última semana um encontro entre os professores de Matemática da Rede Municipal de Criciúma, integrantes do Clube de Matemática e os acadêmicos da 6ª e 8ª fase do curso de Licenciatura de Matemática da Unesc, matriculados na disciplina Álgebra 1.
As atividades realizadas na sede do Programa de Jornada Ampliada Escolar (Projae), fazem parte do projeto “A Formação do Professor de Matemática: articulação com a Extensão na comunidade escolar”. “Esse projeto proporciona que os acadêmicos estejam em contato com professores de Matemática e, além disso, com os modos de ensinar a disciplina”, citou o professor do curso de Matemática e coordenador do projeto, Lucas Sid Moneretto Búrigo.
“O conteúdo das aulas de Álgebra 1 estabelece que os acadêmicos se apropriem da lógica proposicional, dos argumentos e da álgebra de Boole. Enquanto isso, no Clube de Matemática ocorre formação sobre conceitos matemáticos, jogos e metodologias que auxiliam o ensino desse componente curricular”, acrescentou.
Conforme Lucas, o conceito dos Jogos Boole foi o que conectou os acadêmicos do curso com os professores integrantes do Clube de Matemática, pois o propósito desse jogo segundo os criadores “Dora Mello” e “Procópio Mello” é que as crianças aprendam a pensar.
O projeto de curricularização da Extensão do curso de Matemática da Unesc, em parceria com a rede municipal de Criciúma, envolve 22 professores que atuam em 35 escolas e atenderão aproximadamente 790 estudantes por meio de encontros formativos.
Ferramenta de estímulo
Nos Jogos Boole existem quatro conjuntos de cartas, com 26 histórias incompletas em cada, nas cores: vermelha, laranja, azul e verde. “A dinâmica dos Jogos Boole estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico a partir das histórias, e ajuda os participantes a organizar e processar informações de forma eficiente. Além disso, desperta o interesse pela descoberta ao criar um ambiente interativo que facilita o aprendizado e aprimora a capacidade de resolver problemas”, explicou Búrigo.
Durante as aulas na Universidade, os acadêmicos da Licenciatura em Matemática analisaram as histórias presentes nos Jogos Boole, e buscaram identificar elementos de lógica proposicional. A partir dessa análise, desenvolveram uma sequência lógica que representava a resolução de cada história. Posteriormente, esse material foi apresentado e discutido com os professores do Clube de Matemática, que promoveram um debate sobre as metodologias e o raciocínio lógico envolvidos.
Segundo a coordenadora do Clube de Matemática Karine Luiz Calegari Mrotskoski, alguns professores salientaram que a análise realizada pelos acadêmicos permitiu uma imersão nos conceitos lógicos utilizados para criar as histórias. Além disso, a sequência lógica desenvolvida pelos estudantes facilitou a organização das informações, e despertou o interesse dos alunos da Educação Básica pela lógica e raciocínio crítico.