Um caderno repleto de dados sobre as principais áreas de Criciúma para apresentar as proposições da comunidade acadêmica da Unesc. O material, elaborado por aproximadamente 60 especialistas da Unesc foi entregue a cada um dos seis candidatos a prefeito da cidade durante o evento Diálogos Propositivos, iniciativa realizada pela Universidade na manhã desta terça-feira (17/09).
Durante o evento, que lotou o auditório do Centro de Inovação Criciúma (CRIO) com uma plateia qualificada de colaboradores, professores e acadêmicos da Unesc, os postulantes ao Executivo da maior cidade da região responderam às perguntas elaboradas pelos técnicos da Instituição.
Confira a galeria de fotos dos Diálogos Propositivos neste link.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enfatizou que o propósito do evento foi dialogar sobre a cidade para aprimorá-la cada vez mais, uma das finalidades de uma Universidade Comunitária como a Unesc, que se dedica a estudar Criciúma e elencar quais as necessidades com o objetivo de direcionar os projetos e a formação dos estudantes nesta linha.
“Os candidatos a prefeito participaram de um diálogo absolutamente respeitoso, bem feito e bem conduzidos pelos mediadores da NSC que nos acompanha nesta iniciativa. Acredito que os objetivos foram plenamente atingidos e concluímos ao entregar as propostas que as nossas equipes elaboraram, além de obter o termo de compromisso de cada um dos candidatos com a sustentabilidade e perenidade da Instituição. Concluímos que foi um evento de propósito. Foi fantástico”, enfatizou.
Os temas abordados durante o Diálogos Propositivos foram Políticas Sociais; Desenvolvimento Econômico; Novas Matrizes Econômicas; Educação; Infraestrutura; Urbanização; Saúde; Segurança Pública; Transporte Urbano; Turismo; Inovação e Empreendedorismo e Crise Climática.
Ao participar da entrega das proposições, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Caion Alves, enfatizou que, naquele momento, representava mais de 15 mil estudantes, colaboradores e toda a comunidade acadêmica.
“São mais de 20 mil pessoas que passam pela Instituição todos os dias, o que tem um significado enorme, afinal, a Unesc é a única Universidade Comunitária do Sul do estado. Nós, de fato, somos a espinha dorsal desta cidade. Os criciumenses pediram que a Unesc nascesse, e estar em desacordo com a Unesc é estar contra o desejo da sociedade. Um político anda com uma multidão e, ao lado de quem comandar a cidade a partir do ano que vem, terá mais de 20 mil pessoas focadas no crescimento da cidade. Ser parceiro da Unesc, é ser parceiro de Criciúma”, afirmou.
Mais de cinco décadas de contribuição
A reitora Luciane Ceretta ainda lembrou que a Unesc foi constituída há 56 anos em um movimento pré-eleições, em que a sociedade civil organizada solicitava a constituição de fundação educacional para formar os moradores da região. “A nossa Universidade tem contribuído todos os dias com o desenvolvimento social, econômico, ambiental de toda a região e se conecta internacionalmente para que as melhores práticas sejam trazidas e contribuam com o desenvolvimento, eixo de nossa visão”, ressaltou.
“Entendemos que, enquanto comunidade acadêmica, precisávamos trazer os candidatos à prefeitura de Criciúma para apresentar as propostas nos 12 eixos que consideramos essenciais para o desenvolvimento de nossa cidade. Acredito que assim, teremos uma forma de desenvolver e reconhecer as propostas para termos em mente o que podemos fazer pela nossa cidade. Aquele que estiver à frente de Criciúma em 2025, terá ao lado uma comunidade acadêmica inteira, assim como foi ao longo destes 56 anos”, acrescentou Luciane.
O evento Diálogos Propositivos, idealizado pela Unesc, teve a parceria com a NSC, com mediação dos jornalistas Ânderson Silva e Renato Igor.
Temas abordados:
- Políticas Sociais (Assistência Social, Cultura e Esporte);
- Desenvolvimento Econômico;
- Novas Matrizes Econômicas;
- Educação;
- Infraestrutura da Cidade;
- Urbanização da Cidade;
- Saúde;
- Segurança Pública;
- Transporte Urbano;
- Turismo;
- Inovação e Empreendedorismo;
- Crise Climática.
O que dizem os candidatos sobre os Diálogos Propositivos:
Arlindo Rocha:
“Reafirmo o entendimento que tenho sobre a Unesc como um instrumento que promove o conhecimento na nossa região, ou seja, é uma ferramenta de desenvolvimento real que contribui muito. A oportunidade de podermos compartilhar conhecimento neste evento é excepcional”.
Jorge Godinho:
“É uma oportunidade para que os candidatos apresentem as ideias e para o eleitor observar quem tem projetos e compreende a sociedade como uma força. Nós como candidatos a prefeito temos a responsabilidade de levar as ideias para a população e este evento é uma grande oportunidade”.
José Paulo Ferrarezzi:
“A Unesc sempre foi idealista de propostas para a cidade como inovação, entre outras áreas. A Universidade sempre faz o seu papel e sempre contribui com o que necessitamos na administração da cidade. Este espaço de diálogo é muito importante para a apresentação de ideias”.
Julio Kaminski:
“Todos os eventos que a Unesc promove são de grande valia porque estamos tratando com pessoas que realmente pensam no desenvolvimento, não só do município de Criciúma, mas de toda a região Sul do estado. Estou feliz em estar neste evento que tem a proposição como objetivo”.
Ricardo Guidi:
“É mais um grande evento em que temos a oportunidade de apresentar as nossas ideias e propostas para Criciúma, o que é fundamental na democracia, para que os eleitores conheçam o pensamento dos candidatos. A Unesc tem um papel de destaque na sociedade do Sul catarinense em todas as áreas”.
Vagner Espindola:
“Parabenizo e agradeço a Unesc por esta grande iniciativa. É sempre um momento de grande importância para os candidatos a prefeito de Criciúma, pois nos dá a oportunidade para apresentar as ideias, especialmente, neste momento no campo da inovação, mas também tratando de outros temas”.