Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
CRIO

Curso de Ciências Contábeis da Unesc promove Aula Inaugural sobre Reforma Tributária

Palestra de Luis Wulff marca diálogo sobre os impactos das mudanças fiscais para estudantes e parceiros (Fotos: Unsplash/ Agecom/ Unesc)

Para fomentar debates sobre a Reforma Tributária, uma temática de extrema relevância para o meio acadêmico, profissional e social, a Aula Inaugural do Curso de Ciências Contábeis da Unesc abordará o tema “Os Impactos da Reforma Tributária nas Empresas”. O evento será realizado nesta terça-feira (17/09), às 19h, no Centro de Inovação Criciúma (CRIO) e é aberto ao público.

A atividade contará com uma palestra ministrada pelo tributarista e sócio-fundador e CEO da empresa Tax Group, uma das maiores no mercado tributário brasileiro, Luis Wulff. “A Reforma impacta diretamente não apenas a área contábil, mas também toda a sociedade, uma vez que a carga tributária influencia as atividades empresariais e os preços ao consumidor final”, explica Wulff.

A Aula Inaugural é destinada principalmente aos estudantes de Ciências Contábeis da Unesc, mas também contará com a participação de entidades e empresas parceiras, como o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont), a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e a Thomson Reuters. “O evento oferece aos estudantes uma oportunidade de se atualizar e discutir as implicações da nova legislação tributária no cenário empresarial brasileiro”, cita a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Andréia Cittadin.

A Gama Soluções Tributárias, parceira do evento, é representada pelo pelo sócio-membro da Tax Group, José Carlos Cardoso Antunes. A empresa possui mais de 185 escritórios em todo o Brasil e oferece serviços especializados nas áreas fiscal, contábil e tributária. A organização atende diversos setores, como transporte, agronegócio, varejo, indústria e atacado e já recuperou mais de R$10 bilhões em créditos tributários para mais de 6.325 empresas no país.

Reforma Tributária: unificação de tributos até 2033

A Reforma Tributária, em discussão no Congresso Nacional, está prevista no Projeto de Lei Complementar nº 68/2024, que propõe a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto Seletivo (IS). A Reforma visa unificar, até 2033, cinco tributos: ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins, que serão substituídos por um único imposto sobre valor adicionado (IVA). Este será dividido entre os níveis federal (CBS) e estadual e municipal (IBS).

A transição para esse novo modelo ocorrerá em dois períodos. O primeiro, geral, de sete anos, afetará toda a sociedade brasileira e terá início em 2026, com previsão de conclusão em 2033, quando os tributos atuais sobre consumo serão extintos. O segundo período de transição, específico para os entes federativos, terá duração de 50 anos, mas não deverá causar impactos perceptíveis para a sociedade. (www.gov.br/fazenda).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *